De 30 de abril a 25 de maio, Faro acolhe a 3.ª edição de “Os Dias do Jazz”, um festival organizado pelo Teatro das Figuras inteiramente dedicado ao género musical que nasceu em Nova Orleães no final do século XIX. O concerto de abertura decorre no Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril, pelas 21:30, no Teatro das Figuras, com Zé Eduardo e a Jazz Mission Big Band, uma formação criada por convite do Instituto Cultural de Macau para assinalar o 25.º aniversário da passagem daquele território de Portugal para a República Popular da China.
A convite do Teatro das Figuras, o compositor e pianista brasileiro Amaro Freitas sobe ao palco no dia 4 de maio, às 19:00, acompanhado pela Orquestra de Jazz do Algarve. O seu novo disco, Y’Y, é uma homenagem à floresta, em especial à Floresta Amazónica.

Com uma programação descentralizada, “Os Dias do Jazz” passam também por outras salas da capital algarvia. No Teatro Lethes, o espetáculo Wax & Boogie – Rhythm & Blues Project, no dia 10 de maio, às 21:00, promete transportar o público para os primórdios do século XX, com a voz de Ster Wax e o piano de David Giorcelli.
O Club Farense acolhe, no âmbito do ciclo “Glass of Jazz”, os concertos do Sávio Araújo Quarteto, a 11 de maio, e do Murraças, Marques e Rijo Lda Trio, no dia 25 de maio, ambos às 18:00. Também no Club Farense, o Algarve Jazz Collective sobe ao palco no dia 17 de maio, pelas 19:00, apresentando canções originais que refletem as diversas influências dos seus membros.
O Jardim da Alameda recebe, no dia 16 de maio, pelas 20:00, o mais recente projeto de Carlos Bica, 11:11, que junta ao contrabaixista alguns dos mais talentosos músicos da nova geração.
Gonçalo Neto apresenta Little Dinosaur no dia 22 de maio, às 21:30, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos. O disco percorre diversos estilos, do rock ao jazz e country/folk, com a participação de Mauro Cottone, João Guerra, José Soares e Nicolò Rici.
A Orquestra de Jazz de Espinho é outra das grandes convidadas do festival, com o espetáculo Radiohead Recomposed, no dia 24 de maio, às 21:30, no Teatro das Figuras, onde temas icónicos da banda britânica ganham novas roupagens em arranjos especialmente encomendados.
“Os Dias do Jazz” são uma iniciativa do Teatro das Figuras que visa celebrar a diversidade do jazz, promover artistas consagrados e emergentes, e levar o género a vários espaços do concelho, aproximando-o de diferentes públicos.
Os bilhetes para os espetáculos no Teatro das Figuras podem ser adquiridos na bilheteira (terça a sábado, das 13:00 às 19:30, e no dia do espetáculo até ao início) ou online em https://teatrodasfiguras.bol.pt.
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes