As supertaças nacionais de todas as modalidades, organizadas pela Federação Portuguesa de Bilhar, disputaram-se no passado dia 7 de setembro em Gomdomar, tendo a equipa do C.F. “Os Bonjoanenses” de Faro conquistado a Supertaça Nacional de Pool Português.
Depois de terem vencido a Taça de Portugal e alcançado o 4.º lugar no campeonato nacional, “Os Bonjoanenses” de Faro conquistaram a Supertaça Nacional ao vencer a equipa campeã nacional, o F.C. Paços de Ferreira, por 9-5.
O vice-presidente do clube “Os Bonjoanenses” de Faro e, também, responsável pela modalidade, que acompanhou a equipa na competição, Ricardo Vargues, transmitiu que “a equipa voltou a alcançar um feito histórico extraordinário, para o clube e para o Algarve. Estamos muito orgulhosos por termos trazido esta taça para a nossa freguesia e para a cidade de Faro”.
Ricardo Vargues acrescenta que “para esta que foi a primeira competição da época 2024/2025, os nossos atletas prepararam-se muito bem, com um foco e determinação extraordinários, tendo sido também importantes alguns momentos em que foi possível juntar todo o grupo nas semanas anteriores à competição, para treinar e conviver”.
O responsável da modalidade considera que “a modalidade de Pool Português tem um enorme potencial de crescimento nas Regiões do Algarve e do Alentejo. Contudo, para que esse crescimento se verifique, em número de equipas, de atletas e em qualidade, é fundamental que todos os agentes envolvidos (clubes, atletas e entidades oficiais) encarem este desporto de forma séria e que existam mais apoios financeiros, nomeadamente a nível das deslocações, sobretudo, para competições nacionais que são maioritariamente no centro e norte do país e que obrigam, também, às dormidas e alimentação dos atletas”, acrescentando ainda, que “esta deslocação teve um custo para o clube superior a 800 euros”.
“O único apoio que tivemos, e que foi fundamental para a deslocação, foi a cedência da carrinha por parte da União das Freguesias de Faro. Todos os custos foram suportados na íntegra pelo clube com os apoios que temos conseguido, sobretudo, dos patrocinadores que são imprescindíveis para a manutenção e crescimento desta e das restantes 3 modalidades do clube”, refere Ricardo Vargues.
Nuno Ramos, capitão de equipa, reforça, com entusiasmo, que “conseguimos construir um grupo muito unido, com muita qualidade e estamos num clube que tem apostado muito nesta modalidade, o que tem contribuído decisivamente para os bons resultados”.
O atleta acrescenta que “o apoio que tivemos nos dias anteriores à competição, da parte de clubes, de amigos e de atletas, foi extraordinário, tendo sido esse um fator muito motivador”.
Nuno Ramos remata, dizendo que “estamos muito felizes por termos voltado a fazer história, no nosso clube e na nossa Região”.
Leia também: Alerta europeu para o consumo deste camarão: “A ordem é para que ninguém os consuma”