Na próxima sexta-feira, 19 de julho, pelas 21:30, Albufeira recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Concerto de Verão da Orquestra Ligeira do Exército (OLE), uma espécie de Big-Band com 45 anos de existência, cuja atuação promete “uma noite inesquecível”, num dos cenários mais icónicos da cidade: a Praça dos Pescadores.
Este ano, o concerto da OLE conta com a participação especial do grupo Três Bairros, um trio composto por Bruno Ribeiro na voz, João Correia na viola e Ricardo Gama na Guitarra Portuguesa.
O grupo nasceu em Santarém, em 2015, sendo que desde o início procurou distanciar-se das restantes formações pela forma de moldar a música em torno do fado. Três Bairros editou o seu primeiro disco intitulado “O Turno da Noite” em 2017.
Ao longo do dia, o Exército Português assegura atividades de divulgação militar, através da exposição de alguns equipamentos militares e da realização de atividades desportivas, na Praia dos Pescadores. Veraneantes e munícipes podem participar nas diversas atividades disponibilizadas, interagindo e colocando-se à prova na transposição de alguns obstáculos colocados no areal.
Sediada na Escola Militar de Electromecânica de Paço de Arcos, a Orquestra Ligeira do Exército (OLE) iniciou a sua atividade em 1977, sucedendo a uma agrupamento musical militar criado pela Região Militar de Lisboa, que no início dos anos 70 fez furor num programa radiofónico da RDP.
Dois anos depois, foi oficializada por Decreto – Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis.
A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, flautim, clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, refira-se que tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil.
O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado variados concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas.
Leia também: Embate entre carro e comboio no Algarve provoca três feridos