O Município de Olhão está a reabilitar dois bairros habitacionais na cidade – o Bairro Horta da Cavalinha e o Bairro Horta Dr. Pádua -, exclusivamente com fundos comunitários, cujo valor ascende a mais de 1,3 milhões de euros.
“As verbas provêm de candidaturas apresentadas ao abrigo do Programa 1º Direito, no âmbito do Investimento RE-C02-i01 “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, explica a autarquia olhanense em comunicado.
No Bairro Horta Dr. Pádua estão a ser reabilitados 97 fogos situados em 13 blocos de gestão municipal, num investimento que ascende aos 1.035.140,66 euros, enquanto no Bairro Horta da Cavalinha estão já finalizadas as obras de reabilitação de 28 apartamentos, localizados em seis blocos habitacionais, num investimento de 276.998,25 euros.
Nas 125 habitações abrangidas nestes dois bairros residem famílias que cumprem os critérios de elegibilidade do Programa 1º Direito.
No total, e nos próximos anos, o Município pretende apoiar em termos habitacionais cerca de “um milhar de agregados familiares, no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Olhão (ELHO) – 1º Direito, seja reabilitando frações, seja construindo prédios ou empreendimentos habitacionais”.
Conforme destaca o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, “a autarquia está, desta forma, e aproveitando os fundos comunitários disponíveis, a promover soluções de qualidade para quem vive em situação de maior carência habitacional no concelho, nomeadamente em situação de insalubridade e insegurança. A melhoria em termos de habitabilidade é um dos grandes desígnios do nosso mandato”.
Leia também: Descubra se está abrangido pela isenção do pagamento de IMI