Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Algarve, Europa, Nacional

Oceanógrafo do Algarve explica como degelo pode provocar nova era do gelo na Europa

Se a corrente do golfo diminuir de intensidade virá menos calor para a Europa e deverá levar a invernos mais rigoroso e a glaciações

07:50 25 Agosto, 2025 16:29 23 Agosto, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O aquecimento global pode estar a mudar variáveis que alterem a circulação das massas de água nos oceanos e até provocar, no futuro, uma nova era glaciar na Europa, alerta o investigador Miguel Santos.

Biólogo, investigador principal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), presidente da Associação Portuguesa de Oceanografia (APOCEAN), Miguel Santos falou à agência Lusa sobre o lançamento de flutuadores de uma rede de observação do oceano global, um projeto chamado Argo, e da importância dos oceanos na regulação do clima.

O especialista explicou que as correntes oceânicas se formam nos polos e acontecem devido às diferenças de densidade da água, que depende da temperatura e da salinidade. É a chamada “circulação termoalina”, um movimento em todos os oceanos em que as águas mais frias e salgadas afundam, as mais quentes e doces sobem.

Este movimento é fundamental para a regulação do clima no planeta mas, admite o também investigador do Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve, pode estar a sofrer alterações devido ao aquecimento global.

Desde logo porque o gelo é um refletor de calor e se diminuir aumenta a capacidade de o oceano ganhar calor, além de que o degelo dos glaciares leva a que haja mais água doce a entrar nos oceanos, que “não afunda tanto e não há essa circulação em profundidade”.

Referindo estudos que indicam que a corrente termoalina está a diminuir de intensidade, o investigador disse que se tal acontecer pode levar a épocas glaciares.

“Estamos mais ou menos na mesma latitude que Nova Iorque. Porque é que neva em Nova Iorque e não neva em Lisboa?”, pergunta, para responder de seguida: Por causa dessa circulação. A corrente do golfo (corrente de água quente do golfo do México para o Atlântico norte) do lado europeu do Atlântico é muito mais quente e leva a invernos mais suaves do que o lado americano. Se essa corrente diminuir de intensidade vem menos calor para a Europa e pode levar a invernos mais rigoroso e a glaciações.

Miguel Santos disse que é difícil prever se e quando tal pode acontecer. “Há quem diga que essa circulação pode parar, eu não acredito nisso, o que se acredita é que está a diminuir de intensidade”, o que pode provocar diversas alterações no clima, “porque o sistema climático está muito associado ao oceano”.

O que o investigador não tem dúvidas é que a ação do Homem está a mudar o clima e que o desequilíbrio pode ser perigoso para os seres humanos, que eles podem um dia desaparecer, que o planeta se vai modificar.

Mas não é alarmista, nem sequer pessimista. Quando questionado pela Lusa se as temperaturas altas da água do mar, neste verão, são uma consequência do aquecimento global, responde serem apenas a “variabilidade natural”.

Mas já não vê como natural a forma como são tratados os oceanos, a sobrepesca, os plásticos. “O mar sempre foi visto como um sítio para onde se podiam mandar, porque não se vê”.

Miguel Santos diz que a APOCEAN quer divulgar mais a oceanografia, chegar à população, aos jovens. “Há poucos oceanógrafos e temos um mar enorme. E não temos dinheiro para ir para o mar, o mar aberto e é quase desconhecido”, lamenta, concluindo: “Na realidade as pessoas não sabem o que se passa no mar, e temos de dinamizar isso”.

Então, por desconhecimento, os seres humanos estão a destruir o mar? Miguel Santos sorri. “Vai aguentar-se. Nós é que não nos vamos aguentar. E não estamos a perceber isso”.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem chegar aos 1.250€ (e não é a carta nem o seguro)

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Ciência Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Algarve Economia Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve Ensino

Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho

09:56 30 Abril, 2026 09:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela ao diálogo face à greve na educação para evitar impactos no funcionamento das escolas, alunos e famílias

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Ciência, Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Algarve, Economia, Política

Sindicatos do Algarve convocam manifestação do 1.º de Maio em Faro

07:00 30 Abril, 2026 07:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhadores saem à rua em Faro no 1.º de Maio com críticas ao Governo e exigências por melhores salários, direitos e condições de vida

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Algarve, Ensino

Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho

09:56 30 Abril, 2026 09:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia apela ao diálogo face à greve na educação para evitar impactos no funcionamento das escolas, alunos e famílias

Consumidora a ler um rótulo. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

“Pode conter vestígios de glúten”: saiba o que significa este aviso que aparece em tantos rótulos

07:30 30 Abril, 2026 02:12 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

A expressão surge em muitos produtos alimentares e pode passar despercebida, mas há uma razão para estar presente nos rótulos

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Últimas Notícias

  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
  • Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
    Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
  • Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
    Usumane Djumo regressa ao Algarve para competir no Meeting de Albufeira
  • Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
    Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar
  • Maio traz jazz, fado e teatro a Faro
    Maio traz jazz, fado e teatro a Faro

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal