O presidente reeleito da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino, tomou posse esta sexta-feira, 24 de outubro, para um novo mandato, reafirmando o compromisso de continuar a trabalhar “sempre com as pessoas” e de construir um concelho mais coeso, próspero e atrativo.
Na cerimónia de tomada de posse, o autarca sublinhou que este novo ciclo se baseia “numa visão estratégica centrada nas pessoas, na melhoria das condições de vida e na valorização do território, destacando como áreas prioritárias a habitação, saúde, educação, acessibilidades, modernização administrativa e o turismo sustentável”.
“Renovamos o compromisso de servir com rigor, transparência e humanidade, conscientes dos desafios de um território de interior, mas certos do imenso potencial que Alcoutim tem para crescer e inspirar”, afirmou Paulo Paulino, apontando o caminho para os próximos quatro anos de governação.
Entre os projetos estruturantes previstos para o novo mandato, o presidente destacou a construção de novos loteamentos e habitação para fixar famílias e atrair novos residentes, bem como o reforço dos serviços de saúde, garantindo que todos os munícipes tenham acesso a cuidados de proximidade.
A autarquia pretende ainda criar o Ensino Profissional em Alcoutim, inicialmente na área da proteção civil, com possibilidade de expansão para outras valências formativas. A melhoria das acessibilidades internas e a execução da ponte Alcoutim–Sanlúcar, enquanto projeto de desenvolvimento transfronteiriço, surgem também entre as prioridades.
O investimento previsto para o saneamento e abastecimento de água ultrapassa os 6 milhões de euros, e está igualmente prevista a valorização do desporto, cultura e associativismo, através de programas diversificados e do reforço das infraestruturas locais.
No plano interno, Paulo Paulino anunciou a modernização dos serviços municipais, com uma aposta clara na transformação digital e na melhoria da conectividade em todo o território, bem como a promoção de Alcoutim como destino sustentável, reforçando a sua identidade, autenticidade e qualidade de vida.
“Temos potencial humano e natural, temos segurança e autenticidade. Alcoutim tem tudo para ser uma marca de sucesso e é nesse caminho que vamos continuar a investir, com criatividade, planeamento e sentido de comunidade”, reforçou o presidente.
Durante a sessão, tomaram também posse os restantes eleitos para os órgãos autárquicos. A nova Câmara Municipal é composta por Paulo Jorge Cavaco Paulino (PS), Carlos Augusto Caimoto Amaral Ludovico (PSD), Rosa Maria Gomes da Palma (PS), José d’Assunção Pereira Galrito (PS) e Mário Miguel Palma Henriques (PSD).
Na Assembleia Municipal, António Matias (PS) foi reconduzido como presidente, acompanhado por António Costa Amorim (PS) e Isabel Campos (PS) como primeiro e segundo secretários, respetivamente. Pelas Juntas de Freguesia, tomaram posse Jorge Alexandre Mestre Palma (UF Alcoutim e Pereiro), José Manuel Pereira Afonso (Giões), Jaime Manuel Pereira Cardeira (Martim Longo) e Perpétua Marta Teixeira Martins (Vaqueiros).
Encerrando a cerimónia, Paulo Paulino apelou à cooperação e ao diálogo entre todos os eleitos, sublinhando que “se cada um de nós der o melhor de si, Alcoutim terá um futuro melhor”.
“Hoje começa um novo ciclo. É tempo de continuarmos a trabalhar juntos, com empenho e paixão, para que Alcoutim seja um concelho cada vez mais próspero, justo e humano. Por Alcoutim e pelos Alcoutenejos, estaremos sempre com as pessoas”, concluiu.
Leia também: Reformada perde pensão e é ‘obrigada’ a devolver 10 mil euros à Segurança Social: caso vai a tribunal e já há decisão
















