Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Algarve, Edição Papel, Ensino, Postal Studio, Pub

‘Nada se Perde, Tudo se Transforma’ no Clube de Costura Sustentável do Agrupamento de Escolas Rio Arade

Projeto consiste na criação de uma oficina de costura sustentável que apoie os alunos na criação de peças de roupa com materiais reutilizáveis

08:00 15 Junho, 2024 12:10 18 Dezembro, 2025 | POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Conteúdo patrocinado

O projeto “Nada se Perde, Tudo se Transforma – Clube de Costura Sustentável”, do Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, consiste na criação de uma oficina de costura sustentável no espaço escolar que apoie os alunos na criação de peças de roupa com materiais reutilizáveis, permitindo a realização de ações de sensibilização sobre o fast fashion (moda de vestuário rapidamente descartável) e contribua para a criação de uma rede de solidariedade na comunidade através da elaboração de parcerias estratégicas com entidades locais e outros membros da comunidade escolar.

O projeto, que teve início no ano letivo de 2022/2023, abrange cerca de 20 alunos do 2.º e 3.º ciclos.

EUNICE REIS
Diretora do Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa

Este é um projeto empoderador que teve origem na vontade dos alunos e envolve sinergias da comunidade educativa. Acreditamos na capacitação dos jovens e na inspiração para a sua vida futura, contribuindo também para um mundo mais sustentável. É, sem dúvida, um projeto inovador para o jovem do séc. XXI

Segundo disse ao POSTAL a educadora social Filipa Ferreira, responsável pelo projeto, as boas práticas do “Nada se Perde, Tudo se Transforma – Clube de Costura Sustentável” assentam em três pontos. “O 1.º ponto é o facto de o projeto ter surgido de uma ideia dos alunos e considerado uma necessidade, por eles identificada na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, na participação num projeto, ‘MyPolis’, promovido pela autarquia de Lagoa. Apesar de ter sido criado por alunos, para alunos, atualmente envolve todos os membros da comunidade escolar”.

Para Filipa Ferreira, o 2.º ponto interessante de referir é que o conceito do fast fashion foi apresentado aos alunos na sequência de uma formação/mobilidade Erasmus+ em que participaram a educadora social Filipa Ferreira e as professoras Rosário Figueiredo e Cristina de Jesus.

“Esta formação proporcionou o reforço de conhecimentos e metodologias pedagógicos que facilitaram a disseminação de práticas, permitindo que os alunos se inspirassem e considerassem este projeto prioritário. Assim, destaca-se a importância da necessidade permanente de formação de pessoal docente e não docente para que a inovação aconteça no espaço escolar”.

Finalmente, a atribuição de uma Bolsa Social EPIS (Empresários pela Inclusão Social) proporcionou “a aquisição de materiais, conceder uma bolsa de estudo a uma aluna (durante o período de três anos), a valorização e o reconhecimento público do trabalho dos alunos, bem como um maior destaque do projeto na comunidade”.

Realça-se que alguns materiais “foram doados por membros da comunidade educativa, como por exemplo: as máquinas de costura e alguns tecidos. A professora Rosário Figueiredo, que dinamiza o clube, fá-lo de forma voluntária”.

O projeto “Nada se Perde, Tudo se Transforma – Clube de Costura Sustentável” integra-se na tipologia de operação Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), tendo o apoio do Programa Regional ALGARVE 2030.

A aprendizagem mútua e a partilha de saberes

P – Como é que a comunidade escolar avalia o projeto?
R –
As famílias e os alunos destacam a importância da aquisição de competências que promovam a autonomia, criatividade e inovação. Valorizam a aprendizagem de técnicas não abordadas no currículo, mas que se podem constituir como uma ferramenta de trabalho ou facilitar a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

P – E o seu projeto no sucesso educativo?
R –
Consideramos que todas as atividades que promovem a cidadania ativa, a solidariedade, e que
contribuem para que os alunos alcancem as áreas de competência do PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória), têm um impacto positivo no sucesso educativo. A promoção do bem-estar dos alunos e da comunidade é facilitadora do sucesso educativo. Na nossa opinião, o sucesso educativo deve incluir ações e atividades que preparem os jovens para os desafios da sociedade atual e do futuro, gerando um impacto global no desenvolvimento holístico de crianças e jovens.

P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R –
O projeto tem concretizado as atividades previstas em plano de ação. Desenvolveu dois workshops de costura e contou também com a colaboração de familiares de alunos. O clube funciona semanalmente com a participação de alunos, professores, técnicos e assistentes operacionais, articulando com outras atividades da escola. Recentemente, colaborou com a Horta Comunitária e o Centro de Apoio à Aprendizagem na criação do “Espantalho da Horta”, apresentando as técnicas da costura a um maior número de estudantes.

P – Os resultados atingidos justificam a continuidade do projeto?
R –
Os resultados têm sido alcançados e o projeto irá continuar, pelo menos durante o período da atribuição da Bolsa Social EPIS. Consideramos que esta é uma ideia inovadora que permite que os jovens se apropriem de técnicas de costura enquanto aumentam a sua consciência ambiental e reformulam hábitos de consumo, facilitando também a participação de outros membros da comunidade, como por exemplo pais, avós, pessoal docente e não docente, numa perspetiva de aprendizagem mútua e partilha de saberes.

Melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce

O investimento na Educação constitui, desde a primeira hora, uma prioridade. O Programa Regional do Algarve, através de financiamento comunitário, apoia as intervenções diretas das escolas, no âmbito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce.

Por JOSÉ APOLINÁRIO
Presidente da CCDR do Algarve

Com o Programa CRESC Algarve 2020, foram apoiadas iniciativas de 11 escolas TEIP, nos concelhos de Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António, abrangendo mais de 20.600 alunos. O investimento de Fundo Social Europeu alcançou os 6,4M€ ao longo de um período de sete anos, com impacto visível na redução da taxa de retenção e desistência (do ensino básico e do ensino secundário).

No Programa ALGARVE 2030 aumentámos as verbas com Fundo Social Europeu e demos grande prioridade ao sucesso escolar, agora em 15 escolas TEIP, acrescentando escolas de Albufeira, Aljezur e Vila do Bispo.

Reforçamos a prioridade à inclusão social, com projetos específicos em escolas com uma percentagem elevada de alunos migrantes ou que não têm o português como língua materna, exigindo medidas específicas para este público-alvo em prol da melhoria das aprendizagens.

Como metas, espera-se neste início do Programa ALGARVE 2030 abranger inicialmente 17.000 alunos e uma nova redução da taxa de retenção e desistência.

Leia também: Agrupamento de Portimão criou ‘Sou Português, Portugal’ – um projeto de todos, com todos e para todos!

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Algarve Nacional

Volta já recuperou 150 milhões de embalagens e chega a Albufeira com novo quiosque

12:15 8 Agosto, 2026 12:15 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com mais de 3.000 pontos automáticos, o Volta recuperou 150 milhões de embalagens desde abril. Albufeira já integra a rede de quiosques

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes apoios do Governo já estão em vigor e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba quem pode beneficiar

07:42 8 Agosto, 2026 19:42 7 Agosto, 2026 | João Luís

Governo lançou um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal este domingo e estas são as regiões afetadas

14:00 7 Agosto, 2026 13:35 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Milhares de portugueses vão voltar a enfrentar cortes de luz programados já este domingo, 9 de agosto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”

22:20 8 Agosto, 2026 21:13 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Malas com este acessório podem falhar a leitura da informação necessária e ter de ser revistas por um funcionário, atrasando o processo de carregamento no porão

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e há um concelho com interrupção durante 5 dias

18:30 7 Agosto, 2026 15:39 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos já têm cortes de água confirmados para a semana de 10 a 16 de agosto, com interrupções que podem durar várias horas

Algarve Edição Papel Nacional Vida & Lazer

Algarve entra nas férias de Aguiar-Branco e José Luís Carneiro

12:00 8 Agosto, 2026 08:21 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre praia, livros e tempo em família, as férias dos políticos passam pelo Algarve, Minho, Porto, Baião e outros pontos do país

Algarve Edição Papel Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Agricultor a regar culturas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”

22:00 8 Agosto, 2026 15:34 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de uma vida dedicada ao campo, este agricultor espanhol de 70 anos alerta para as dificuldades

Vista aérea da Praia da Poça, em Cascais.
Nacional

“É o local perfeito”: britânicos consideram este lugar em Portugal um dos melhores destinos para reformados

10:30 8 Agosto, 2026 10:23 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Especialistas destacam um destino em Portugal pelas condições que oferece a reformados que procuram tranquilidade e acessibilidade

Algarve, Nacional

Volta já recuperou 150 milhões de embalagens e chega a Albufeira com novo quiosque

12:15 8 Agosto, 2026 12:15 8 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Com mais de 3.000 pontos automáticos, o Volta recuperou 150 milhões de embalagens desde abril. Albufeira já integra a rede de quiosques

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes até 70 km/h voltam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 8 Agosto, 2026 17:55 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago vai ser afetado nos próximos dias por chuva e ventos fortes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes apoios do Governo já estão em vigor e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba quem pode beneficiar

07:42 8 Agosto, 2026 19:42 7 Agosto, 2026 | João Luís

Governo lançou um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal este domingo e estas são as regiões afetadas

14:00 7 Agosto, 2026 13:35 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Milhares de portugueses vão voltar a enfrentar cortes de luz programados já este domingo, 9 de agosto

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”

22:20 8 Agosto, 2026 21:13 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Malas com este acessório podem falhar a leitura da informação necessária e ter de ser revistas por um funcionário, atrasando o processo de carregamento no porão

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Tech

Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado

21:30 8 Agosto, 2026 16:07 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar o Multibanco, há um gesto que demora apenas alguns segundos e pode ajudar a evitar a clonagem do cartão

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados em Portugal e há um concelho com interrupção durante 5 dias

18:30 7 Agosto, 2026 15:39 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos já têm cortes de água confirmados para a semana de 10 a 16 de agosto, com interrupções que podem durar várias horas

Algarve, Edição Papel, Nacional, Vida & Lazer

Algarve entra nas férias de Aguiar-Branco e José Luís Carneiro

12:00 8 Agosto, 2026 08:21 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre praia, livros e tempo em família, as férias dos políticos passam pelo Algarve, Minho, Porto, Baião e outros pontos do país

Algarve, Edição Papel, Opinião

Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

07:30 8 Agosto, 2026 21:13 5 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Mais do que nunca, Albufeira carece de uma organização rigorosa da mobilidade e da logística, com regras claras, fiscalização e planeamento estratégico"

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Agricultor a regar culturas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”

22:00 8 Agosto, 2026 15:34 8 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de uma vida dedicada ao campo, este agricultor espanhol de 70 anos alerta para as dificuldades

Últimas Notícias

  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
  • Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
    Funcionário de aeroporto avisa: se tiver este acessório na mala esta pode “não chegar ao avião”
  • “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”
    “Trabalha-se muito e não se ganha nada”: agricultor reformado deixa aviso sobre o campo e lamenta que “a gente jovem quer outra coisa”
  • Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado
    Vai usar o Multibanco? Faça este gesto antes de inserir o cartão para evitar que seja clonado
  • Mulher perde a pensão de viuvez por receber reforma: tribunal reverte decisão e agora recebe mais de 2.000€ por mês
    Mulher perde a pensão de viuvez por receber reforma: tribunal reverte decisão e agora recebe mais de 2.000€ por mês

Opinião

  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
  • Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado
    Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado

Europe Direct Algarve

  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
  • “Quais as novas regras para a reparação dos produtos?”
    “Quais as novas regras para a reparação dos produtos?”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento