O Museu de Portimão vai acolher entre 8 e 11 de outubro a conferência “What’s around Design? 2024”, que reúne especialistas de todo o mundo para falarem sobre o profundo impacto e potencial do design na abordagem aos desafios multifacetados de hoje.
Segundo informa a autarquia em comunicado, foram convidados a participar ativamente no encontro 13 oradores de renome internacional, como Willian Myers, autor dos livros “Biodesign e Bioart”, Ezio Manzini, destacado conferencista, autor de inúmeros livros sobre sustentabilidade e transformação dos territórios, Mugendi M’Rithaa, ex-presidente da Organização Mundial do Design, Lorenzo Imbesi, presidente da Cumulus Association, a que se juntam figuras como Luca Simeone, Sabine Junginger, Paola Lepori, Paulo Parra, Régis Lemberthe, Thora Arnadottir, Lesley-Ann Noel ou Emma Van Der Leest.
A conferência insere-se no projeto Town Twinning between Turkey and EU (Twinning for a Green Future), que visa criar um ‘biomaterialkit’ de experiências práticas e pedagógicas no sentido de um consumo mais sustentável, tendo como pano de fundo a economia circular.
Os trabalhos decorrerão diariamente das 09:00 às 12:00, enquanto as tardes serão dedicadas à apresentação de mais de 70 artigos, focados em cinco áreas associadas aos seguintes objetivos: soluções baseadas na Natureza; territórios orientados à circularidade; biodesign e biomaterialsKIT; biofuturos especulativos; e design estratégico para a transição verde.
Entre as 18:00 e as 19:30 dos dias 10 e 11, haverá um evento de rua em frente ao Museu de Portimão, destinado a explicar o valor da integração de desperdício orgânico para a o desenvolvimento de biomateriais.
Este projeto é liderado pelo Município de Portimão e conta com a parceria do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em consórcio com o Município de Bayrakli e a Universidade de Economia de Izmir, sendo financiado pelo governo turco com 115.955,52 euros, através de fundos da União Europeia, envolvendo professores e estudantes de escolas secundárias das duas cidades.
A componente científica da conferência foi desenvolvida por docentes da Licenciatura de Design de Comunicação e do Mestrado de Design para a Economia Circular do ISMAT, sendo o resultado da vasta rede internacional com que a comissão dos referidos professores tem vindo a trabalhar.
A conferência é aberta a professores, alunos, agentes de governança e representantes de organizações, devendo os interessados inscrever-se obrigatoriamente aqui, enquanto as informações complementares podem ser consultadas no seguinte endereço eletrónico: https://www.whatsaroundesign.ismat.pt
Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão