Quinze dias depois de ter aberto portas o Pavilhão Multiusos 25 de Almancil, em Almancil, foi inaugurado este sábado o mural que irá embelezar a área circundante do edifício.
Da autoria da artista Adérita Silva, em colaboração com os grafitters SEN e SNIZ, a obra vem “enriquecer o espaço público de Almancil”, como realçou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, durante o momento inaugural.
“Com uma área de 180 m2 e um comprimento de 80m, o mural é atravessado por ‘uma onda’, uma espécie de fita que liga as imagens que pretendem reproduzir os elementos que terão lugar neste Multiusos: das atividades desportivas como o voleibol, andebol ou artes marciais, aos concertos de música e, naturalmente a valência do polo da Biblioteca Municipal ‘Casimiro de Brito’, através da imagem da árvore da sabedoria, em que se encontram pendurados nos ramos alguns livros”, explica a autarquia louletana em comunicado.
Este trabalho de grafiti foi realizado com spray e uma tinta especial de parede que permitirá fazer perdurar no tempo a obra.
Trata-se de uma equipa que trabalha há mais de 10 anos, tendo elaborando também um outro mural que se encontra logo ali ao lado, no Estádio Municipal.
“Esta é uma parceria muito interessante porque as ideias são partilhadas, o que permite obter um resultado maravilhoso como este. Gostamos de Almancil e gostamos de criar arte para Almancil”, aferiu Adérita Silva, artista com trabalho firmado na freguesia e na região.
Joaquim Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Almancil, salientou o facto deste trabalho ter também como finalidade “evitar que apareça aqui uma série de grafitis pouco dignos que iam conspurcar este espaço, ficando assim um espço mais agradável com o contributo do mural”.
“É a Arte que sai à rua e se cruza com os cidadãos, uma vez que no dia a dia muitas pessoas não têm a oportunidade de frequentar as galerias. Estes murais vêm para a rua dialogar com aqueles que passam e se deixam sensibilizar pela arte”, afirmou o presidente Vítor Aleixo.
Dando continuada a esta aposta na arte pública, em breve será inaugurada uma obra nas Fontes de Alte, da autoria do artista Rico Sequeira.
Leia também: Conheça a praia termal portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC