Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Município de Albufeira garante muita brincadeira e diversão para as crianças nas férias de verão

Idas a parques aquáticos, brincadeiras num parque de trampolins, malabarismos e atividades muito divertidas são algumas das propostas para as férias de verão

17:11 28 Junho, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

À semelhança do que acontece todos os anos, o Município de Albufeira organizou um conjunto diversificado de programas de ocupação de tempos livres, durante as férias de verão, destinados aos alunos do concelho dos vários graus de ensino.

O projeto “Férias de Verão GAJ 2024”, do Gabinete da Juventude do Município decorre entre os dias 1 de julho e 23 de agosto. O programa divide-se em duas vertentes etárias: “Juventude em Ação”, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos de idade, e ”Infantis em Ação” dos 10 aos 12 anos. A programação deste ano, bastante atrativa e variada divide-se em quatro quinzenas (1.ª – 1 a 12 de julho; 2.ª – 15 a 26 de Julho; 3.ª – 29 de Julho a 9 de Agosto e a 4.ª – 12 a 23 de Agosto).

Foto Rui Gregório | DR

A maior parte das atividades decorre entre as 09:00 e as 17:00. Para os mais crescidos, o programa contempla idas a parques aquáticos, jeep safari, passeios de barco, entre outras iniciativas. Já o programa destinado aos mais novos, para além dos parques aquáticos, inclui brincadeiras num parque de trampolins, workshops de culinária, ritmos e malabarismos e outras atividades muito divertidas.

De 1 de julho a 30 de agosto, entre as 8:30 e as 18:00, realiza-se o programa “Férias de Verão”, na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, destinado a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, que frequentem as aulas no concelho de Albufeira, cujos pais se encontrem a trabalhar sem alternativas onde possam deixar os filhos em segurança.

“Para estas crianças, o programa integra um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, que garantem o acompanhamento e diversão dos alunos e a tranquilidade dos pais. Trata-se de um programa extramente importante num concelho que vive essencialmente do turismo, o que implica nesta altura do ano, o aumento do número de horas de trabalho, por vezes, pelos dois elementos do casal”, destaca Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação.

Este ano, o projeto dá resposta a 750 crianças em simultâneo, abrangendo um universo de 1200 crianças.

Fotos CM Albufeira | DR

As manhãs começam com atividades desportivas no recinto da escola, em alguns equipamentos desportivos e na praia, com sup, surf, capoeira, natação, hip hop, basquet, futebol, ginástica acrobática, jogos de praia e muito mais. No período da tarde há cinema, jogos tradicionais, expressão plástica e artes visuais, bem como atividades pedagógicas e culturais no Centro Educativo do Cerro do Ouro e na Escola de Trânsito.

“Férias de Verão”, na Escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, “é um programa que pretende ocupar os tempos livres dos mais pequeninos de forma lúdica e responsável, com vista a que as crianças se divirtam e, simultaneamente, aprendam de forma divertida, fora do contexto escolar”, conclui a autarca.

O Centro de Atividades Partilhadas, Terapêuticas e Ocupacionais – C’APTO volta a organizar um programa de férias para crianças excecionais.

A iniciativa consiste na realização de atividades de grupo, adaptadas às características funcionais dos seus participantes que, devido às suas necessidades especiais de saúde, necessitam de intervenção especializada.

Este ano o projeto pedagógico e terapêutico é direcionado para a prática de atividades desportivas e artísticas, sempre numa perspetiva dos participantes interagirem com ambientes normativos e terem contacto direto com a população em geral.

O programa das férias de verão, que vai decorrer de 3 de julho a 30 de agosto, nas Instalações da APEXA – Escola Básica de Valverde, destina-se a jovens com incapacidade intelectual e autismo, residentes ou a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho de Albufeira, nomeadamente 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. A iniciativa envolve um total de 34 participantes.

O Serviço Educativo do Arquivo Histórico de Albufeira também organizou um programa destinado a crianças dos 8 aos 14 anos, a decorrer de 1 a 5 de julho, das 9:00 às 13:00. O programa integra um conjunto de atividades que pretendem oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências em contexto de grupo, onde se incentiva o gosto pelo património e o conhecimento da história do Algarve, numa perspetiva lúdica e pedagógica.

No dia 1 de julho a proposta passa pela realização do roteiro cultural “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira”; no dia 2 as crianças fazem uma visita orientada ao Museu e Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura; no dia 3 é a vez de visitar o Museu de Lagos Dr. José Formosinho; a 4 partem para Loulé à descoberta do Museu Municipal e do Castelo e no último dia do programa vão visitar a exposição “Com os pés na Terra e as Mãos no Mar – 600 anos de História em Quarteira”.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, por sua vez, volta a acolher o programa “Férias Escolares + Diversão = Biblioteca, a realizar de 2 a 26 de junho, das 10:30 às 13:00. Este ano a programação inclui dezasseis oficinas que visam promover a criatividade, explorando as artes e a manualidade. Os pequeninos (crianças a partir dos 6 anos) podem escolher as oficinas em que querem participar.

Foto Rui Gregório | DR

Mas verão é sinónimo de praia e atividades ao ar livre pelo que o programa “Verão Desportivo Albufeira 2024” vai novamente percorrer algumas praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro, nas praias dos Pescadores, Rocha Baixinha e Salgados.

As atividades estão disponíveis para residentes e turistas e são gratuitas, bastando fazer inscrição prévia através do email: [email protected].

Na praia dos Pescadores, durante o mês de julho, há Futevólei, às segundas, quartas e sextas, a partir das 17:30; Campeonato Nacional de Futevólei nos dias 6 e 7 (das 10 às 19:00) e a 14, no mesmo horário, um Torneio de Voleibol de Praia.

A 20 de julho, às 14:00, tem lugar um Torneio de Futevólei e no dia 21, também às 14h00, Beach-tennis (torneio e experimentação) e no dia 27, às 14:00, mais um Torneio de Futevólei. Ainda no mês de julho, o programa “Fitness na Praia” promete por todos os veraneantes a cuidar da saúde e a divertirem-se até ao final do dia. Não é necessário fazer inscrição, basta juntar-se ao grupo.

As sessões têm lugar na Praia dos Pescadores, às segundas e quartas-feiras, de 1 de julho a 15 de setembro, a partir das 18:00; na praia da Rocha Baixinha, às terças-feiras de 15 de julho a 31 de agosto, a partir das 18:00 e na Praia dos Salgados, às sextas-feiras, de 15 de julho a 31 de agosto, a partir das 10:00.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que o desporto e a atividade física são uma grande aposta do Município, quer a nível competitivo quer formativo e lúdico, mesmo durante a época de verão, como se pode constatar no programa “Verão Desportivo” que, todos os anos, anima as praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro.

“São muitas as atividades e programas que desenvolvemos ao longo de todo o ano e que colocam Albufeira em excelente posição para ser Cidade Europeia do Desporto em 2026”, conclui o autarca.

Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Mundo Nacional Saúde

Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)

18:30 22 Setembro, 2026 18:13 22 Setembro, 2026 | João Luís

A Organização Mundial da Saúde alerta para riscos associados ao El Niño nos próximos meses, incluindo doenças transmitidas por mosquitos

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Algarve Política

Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento

16:50 22 Setembro, 2026 16:50 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina rejeita ter pretendido discriminar a comunidade cigana e diz que apresentará em tribunal "os factos" e "o contexto"

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Economia Nacional

Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor

15:20 22 Setembro, 2026 14:35 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diferença entre ligar um elétrico à tomada de casa e utilizar a rede pública pode ultrapassar os seis euros num carregamento de 35,5 kWh

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve Mundo Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Mundo, Nacional, Saúde

Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)

18:30 22 Setembro, 2026 18:13 22 Setembro, 2026 | João Luís

A Organização Mundial da Saúde alerta para riscos associados ao El Niño nos próximos meses, incluindo doenças transmitidas por mosquitos

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Algarve, Política

Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento

16:50 22 Setembro, 2026 16:50 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina rejeita ter pretendido discriminar a comunidade cigana e diz que apresentará em tribunal "os factos" e "o contexto"

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Economia, Nacional

Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor

15:20 22 Setembro, 2026 14:35 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diferença entre ligar um elétrico à tomada de casa e utilizar a rede pública pode ultrapassar os seis euros num carregamento de 35,5 kWh

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Algarve, Mundo, Nacional

Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração

18:40 22 Setembro, 2026 18:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro soma 166.124 estrangeiros e é o quarto do país com maior número de residentes de outras nacionalidades

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

Últimas Notícias

  • Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração
    Brasileiros lideram população estrangeira em Portugal e Algarve mantém forte concentração
  • Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)
    Organização Mundial da Saúde deixa alerta: fenómeno climático ganha força e há riscos para a saúde nos próximos meses (atenção aos mosquitos)
  • Esta vila no Algarve não tem aeroporto mas pode lá chegar pelo ‘ar’ vindo de Espanha e em menos de um minuto
    Esta vila no Algarve não tem aeroporto mas pode lá chegar pelo ‘ar’ vindo de Espanha e em menos de um minuto
  • Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona
    Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona
  • Videojogos abrem nova etapa na parceria entre ETIC_Algarve e Teesside University
    Videojogos abrem nova etapa na parceria entre ETIC_Algarve e Teesside University

Opinião

  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento