O centro da cidade de Lagoa volta a iluminar-se com milhares de velas, entre os dias 2 e 5 de julho de 2026, para receber a 11.ª edição do Mercado de Culturas… à Luz das Velas.
Promovido pelo Município de Lagoa, o evento decorre no Convento de São José e nas ruas circundantes, com entrada gratuita, e afirma-se como uma das propostas culturais mais singulares do verão algarvio.
A edição deste ano terá como tema “Mostra da Culturalidade Lusófona”, propondo uma viagem pelos territórios, tradições, expressões artísticas e identidades que unem países e comunidades de língua portuguesa.
Segundo o Município de Lagoa, o evento celebra “a diversidade cultural do universo lusófono através da música, dança, gastronomia, artesanato, literatura e manifestações performativas”.
Lusofonia inspira quatro noites de cultura em Lagoa
Ao longo de quatro noites, o centro histórico de Lagoa transformar-se-á num espaço de encontro intercultural, marcado pelo ambiente intimista criado pela iluminação cénica das velas.
A iniciativa convida residentes e visitantes a descobrir sonoridades, sabores e saberes oriundos de diferentes geografias da lusofonia, reforçando a ligação entre cultura, património e fruição do espaço público.
A programação integrará espetáculos musicais, performances de rua, exposições, oficinas, animação itinerante, espaços gastronómicos e mercado de artesanato, reunindo artistas, criadores e participantes de vários países.
Para o Município de Lagoa, mais do que um evento cultural, o Mercado de Culturas… à Luz das Velas afirma-se como “um espaço de partilha, diálogo e valorização da diversidade”.
Evento reforça Lagoa como território de cultura e criatividade
A edição de 2026 pretende reforçar os laços históricos e contemporâneos entre povos unidos pela língua portuguesa, valorizando as várias expressões culturais do universo lusófono.
O Município de Lagoa sublinha que o evento procura continuar a afirmar Lagoa “como um território de cultura, criatividade e intercâmbio internacional”.
Com milhares de velas a iluminar o centro da cidade, o Mercado de Culturas… à Luz das Velas volta a proporcionar uma experiência visual e cultural diferenciadora, num ambiente de grande beleza e forte identidade.
Leia também: Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos


















