A Dieta Mediterrânica vai chegar às mesas de vários estabelecimentos de Tavira durante a XII Feira da Dieta Mediterrânica, que se realiza entre 3 e 6 de setembro, através de menus e propostas gastronómicas especialmente associados ao evento.
Pela primeira vez, cafés e pastelarias do concelho juntam-se aos restaurantes aderentes, alargando a iniciativa a diferentes momentos do dia e reforçando a presença da Dieta Mediterrânica fora do recinto da Feira.
No total, aderem oito cafés e pastelarias e 19 restaurantes, numa participação que envolve 27 estabelecimentos. Entre os primeiros encontram-se À da Marta, Arcada Cocktail Club, Belém Brunch Bar, Bruncheria, Pastelaria Tavirense, Café Delmar, Padaria Porta Nova e Padaria Vila Doce.
As propostas preparadas para estes espaços valorizam ingredientes como azeite, tomate, frutos secos, figo, laranja, queijo, pão tradicional e produtos locais. Nos menus divulgados encontram-se, por exemplo, torradas com azeite e tomate, doces de figo, Folhado de Tavira e combinações com produtos regionais.
Restaurantes apresentam menus inspirados nos sabores da região
A restauração local participa através de 19 estabelecimentos, entre os quais À do Peixe, Gastro Bar Borda D’Água, Cais Oceânico, Filomena’s Rest-Tapas-Bar, Ginjinha da Fonte, Le Salto, Manel by Nuno, Mira Tapas and Wine, Petisqueira Belmar, Polvaria João Belhi, Casa Simão, Fuzion, Romba, Três Palmeiras, Rooftop Nomad Bar & Restaurant, Tavira La Pizza, Tempero Caseiro, Terraze e Ti Maria.
Os menus divulgados mostram uma forte presença de peixe, marisco, polvo, atum, cavala, sardinha, muxama, figo, amêndoa, alfarroba e vinhos algarvios, conjugando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.
Entre as propostas encontram-se peixe assado com batata cozida e salada, biqueirão alimado, arroz de polvo, carapaus alimados, polvo frito à Algarvia, ostras da Ria Formosa e sobremesas à base de figo, amêndoa ou alfarroba.
Feira procura envolver o tecido económico e gastronómico local
Segundo o Município de Tavira, a iniciativa pretende reforçar a ligação entre a Feira da Dieta Mediterrânica e o tecido económico e gastronómico do concelho, valorizando a capacidade dos estabelecimentos locais para interpretar e promover os princípios associados a este património.
A autarquia recorda que a Dieta Mediterrânica ultrapassa a dimensão estritamente alimentar, envolvendo produtos, receitas, práticas e tradições partilhadas à mesa.
Com esta participação alargada, o Município pretende que residentes e visitantes possam descobrir a Dieta Mediterrânica também fora do recinto da Feira, através da restauração e dos sabores presentes em diferentes pontos da cidade
Leia também: Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”
















