A sessão “Melhorias na Eficiência Hídrica” vai ter lugar na manhã de 22 de junho, um sábado, no auditório da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio, em Tavira, com apresentações, mesa-redonda e ação demonstrativa. Este evento, promovido pela Associação Al-Bio – Associação Agroecológica do Algarve, dá a conhecer alternativas, avanços e possibilidades para a eficiência hídrica na agricultura.
“Exploraremos sistemas eficientes e inteligentes, tecnologias, circularidade da água e práticas regenerativas para uma maior eficiência hídrica”, afirma a organização em comunicado.
A sessão conta com a intervenção dos especialistas Pedro Rocha (sistemas eficientes e inteligentes de rega), Rui Faria (reutilização de águas residuais) e Ricardo Leitão (agricultura regenerativa e promoção do aumento da retenção de água no solo).
Macário Correia, presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega do Sotavento Algarvio, e Duarte Reis, ViraBio, juntar-se-ão também ao painel de intervenientes que integrarão uma mesa-redonda em torno do tema “Presente e Futuro da Eficiência Hídrica: Oportunidades e Desafios no Contexto Mediterrânico”, a qual será moderada por Manuela Moreira da Silva (professora coordenadora no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, directora do Mestrado em Ciclo Urbano da Água, investigadora no Centro de Investigação Marinha e Ambiental CIMA – ARNET (Aquatic Research Network).
Durante a parte da tarde, Pedro Rocha e Duarte Reis guiarão uma visita demonstrativa na Quinta ViraBio, na zona da Asseca, em Tavira. Nesta quinta de 10 hectares de citrinos convertida para a agricultura biológica serão observadas práticas regenerativas e será demonstrado o sistema de irrigação profunda de raízes ou “deep roots irrigation system”. Os interessados em participar na sessão poderão inscrever-se aqui.
Promovido pela Associação Al-Bio – Associação Agroecológica do Algarve, o programa ‘MEDadap Tavira: Agroecologia em contexto Mediterrânico’ surge de um protocolo celebrado com o Município de Tavira e apresenta-se como um programa reforçado de iniciativas para promover e apoiar métodos de agricultura biológica sustentáveis, práticas ecológicas e regenerativas, com o objetivo de otimizar a eficiência hídrica, minimizar o impacto ambiental e fortalecer a biodiversidade, contribuindo para a promoção da saúde e bem-estar de toda a comunidade.
Leia também: