Matilde Jorge, Maria Garcia e Iara Guerreiro Gonçalves foram eliminadas na primeira ronda do quadro principal de singulares e deixaram o Loulé Ladies Open by Cimpor sem tenistas portuguesas. A quarta edição do ITF W35 que o Clube de Ténis de Loulé organiza com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis decorre até 27 de outubro.
“A viver a melhor fase da carreira, Matilde Jorge (365.ª WTA) esteve longe do nível que apresentou na Quinta do Lago e em Faro — foi quartofinalista num ITF W50 e finalista num ITF W35 — e perdeu pelos parciais de 6-3 e 6-1 com a francesa Amandine Monnot (464.ª) no encontro da primeira eliminatória”, refere p Loulé Ladies Open em comunicado.
Na estreia como cabeça de série (era a quinta) em torneios do circuito internacional na variante de singulares, a número dois nacional entrou com o pé esquerdo e perdeu os primeiros 10 pontos.
A reação foi rápida e valeu-lhe o contra break, mas voltou a sentir dificuldades no serviço e nunca apresentou a disponibilidade das semanas anteriores, permitindo à adversária francesa um triunfo em 74 minutos no qual Monnot venceu praticamente o dobro dos pontos (59 para 30).
Em simultâneo, Iara Guerreiro Gonçalves estreou-se em quadros principais com uma derrota por 6-1 e 6-1 para a qualifier Sofia Shapatava (569.ª), da Geórgia. Aos 16 anos, a jovem do Clube de Ténis de Loulé disputou apenas o segundo torneio profissional da carreira, exatamente um ano depois de ter jogado a fase de qualificação “em casa”.
A fechar a jornada na variante de singulares, Maria Garcia (1277.ª) concluiu a campanha que iniciou na fase de qualificação ao perder por 6-1 e 6-1 com a segunda cabeça de série, a suíça Leonie Kung (244.ª), resultado que deixou o Loulé Ladies Open by Cimpor sem representantes ludas no quadro individual.
Logo a seguir, Angelina Voloshchuk e Amália Suciu — as únicas que ultrapassaram a ronda inaugural nos pares — ainda ameaçaram a recuperação contra Michika Ozeki e Lian Tran nos pares, mas cederam por 6-1, 5-7 e 10-8 no encontro dos quartos de final.
Leia também: Saiba como pode reformar-se mais cedo e sem penalizações na pensão