Matilde Jorge celebrou a dobrar durante a jornada desta quinta-feira e apurou-se para os quartos de final de singulares e para as meias-finais de pares do The Campus Carby VW Ladies Open, o ITF W50 que o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago organiza, com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, até 13 de outubro.
“Um dia após a estreia autoritária, Matilde Jorge (número dois nacional e 387.ª classificada no ranking WTA) eliminou a primeira cabeça de série, Panna Udvardy(139.ª), por 6-2 e 7-5 para chegar aos quartos de final de singulares”, refere a organização da prova em comunicado.
A tenista vimaranense de apenas 20 anos não olhou a favoritismos e assinou uma das melhores vitórias da carreira ao passar pela húngara que já esteve no top 80 do ranking mundial (76.ª em setembro de 2022) e que esta semana foi acompanhada por Felipe Cunha e Silva, com quem trabalhou de perto nos seis meses em que viveu e treinou no CETO.
Tal como no dia anterior, Matilde Jorge voltou a segurar todos os jogos de serviço para seguir em frente. Desta vez, a tenista “da casa” anulou seis pontos de break(quatro no primeiro set, dois no segundo) e criou muitas dificuldades a Udvardy com aberturas de ângulo do fundo do court — sobretudo à procura da direita, a pancada mais débil da húngara nesta fase em que regressa de uma lesão no cotovelo — e muitas subidas à rede sempre que a bola da adversária lhe chegou mais curta.
“Foi um encontro com bom nível. No segundo set ela tentou claramente subir e viu-se porque é que é uma excelente jogadora, aliás, já esteve no top 100 e está perto de lá voltar. Mas foquei-me em não baixar o meu nível e mantive-me taco a taco. Tive uma oportunidade para fazer o break ao 5-4, não a aproveitei, mas consegui fazê-lo ao 6-5 e depois segurei bem o meu serviço”, resumiu Matilde Jorge depois de assinar a segunda vitória individual da semana.
“Tinha em mente que ela era ligeiramente mais fraca com a direita do que com a esquerda e não tive pressa em mudar para a esquerda quando ficámos na direita cruzada. Mas no primeiro set estava mais confiante e variei mais. Também sei que ela não gosta muito de bolas com altura, como a maior parte das raparigas, e eu consigo fazê-lo e adaptar-me, portanto tentei usar isso a meu favor e controlar eu como é que decorria o encontro”, acrescentou.
À procura das terceiras meias-finais de singulares da carreira, um mês depois de ter sido campeã em Leiria e semifinalista em Santarém, Matilde Jorge terá como próxima adversária na Quinta do Lago a bielorrussa Kristina Dmitruk. A número 437 mundial (chegou a ser 216.ª no ano passado, depois de ter sido número dois de juniores) passou pela qualifier sueca Tilde Stromquist (1191.ª) com os parciais de 6-4 e 6-2.
Para além de Panna Udvardy, a jornada desta quinta-feira também resultou no afastamento de Ekaterina Makarova. A russa (175.ª) era a segunda cabeça de série, mas não teve argumentos para a croata Mia Ristic (412.ª), de apenas 18 anos, que venceu por 6-2 e 6-0 no encontro mais rápido do dia.
Entre o elenco dos quartos de final é ainda de destacar a presença de Kristina Mladenovic. A competir em Portugal pela sétima vez este ano, a francesa, ex-número 10 de singulares e ex-líder do ranking de pares, justificou o favoritismo sobre a espanhola Ariana Geerlings (470.ª), 12 anos mais nova, e venceu por 6-2 e 6-4 em 1h29.
Quarta cabeça de série no The Campus, onde chegou como 208.ª classificada no ranking e com o objetivo de assegurar a presença no qualifying do Australian Open em janeiro, a mais credenciada de todo o torneio discutirá os quartos de final com Justina Mikulskyte (223.ª).
A jogadora da Lituânia colocou um travão na campanha da jovem britânica Hephzibah Oluwadare, que venceu Angelina Voloshchuk por duas vezes em menos de 24 horas (na última ronda do qualifying e na primeira do quadro principal), e pouco depois regressou ao court ao lado de Matilde Jorge para carimbar o acesso às meias-finais de pares.
Primeiras cabeças de série, a portuguesa e a lituana venceram tranquilamente a polaca Xenia Bandurowska e a russa Arina Bulatova por 6-3 e 6-3 em 70 minutos.
Na sexta-feira, Matilde Jorge e Justina Mikulskyte vão medir forças com Francesca Curmi e Adrienn Nagy.
A jornada começa às 11:00 e, se as condições meteorológicas o permitirem, Matilde Jorge jogará com Kristina Dmitruk logo de manhã e regressará não antes das 13h (e após descanso) para lutar por um lugar na final de pares.
Leia também: Há uma novidade nos barcos carreira para a ilha da Armona mas há uma condição