O Museu do Traje de São Brás de Alportel acolhe a exposição “Azul”, de Maria João Gomes, até ao próximo dia 30 de setembro.
“O elo estabelecido entre o artesanato e as artes plásticas resultou numa exposição cheia de conteúdos: o Algarve ignorado e escondido entre serras olha de soslaio para o Algarve do oceano azul, aberto ao turismo, sem limites”, explica o Museu do Traje.
“Azul” é uma exposição sobre o mundo natural, a terra e a água, onde a artista utiliza a fibra vegetal resultante da poda da palmeira algarvia para criar o fundo do oceano Atlântico que banha o Algarve.
“O modo como utiliza as fibras vegetais é misterioso, fascinante e belo, tal como o fundo oceânico para o qual somos empurrados num mergulho longo que nos recordam a complexidade e o equilíbrio frágil do nosso planeta”, acrescenta.
Maria João Gomes é uma artista escultora que se expressa através da “empreita” de palma, antiga tradição algarvia de entrançados vegetais, que explora de um modo singular e contemporâneo.
Criadora da marca Palmas Douradas, nasceu em Portugal, filha de algarvios, cresceu e estudou no estrangeiro e regressou em 2010, para resgatar uma herança cultural.
Apaixonada pelo seu trabalho, Maria João Gomes conjuga de um modo original e criativo a tradição e a modernidade, através da inovação, tanto nas técnicas como no design das suas peças.
Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam