A vila de Santa Luzia, no concelho de Tavira, vai ser palco da primeira edição do evento Marés Criativas, com música, dança e oficinas, no próximo fim de semana, organizado pela Baixamar – Associação Cultural, que tem como objetivo dinamizar a cultura, apoiando projetos associados à música e outras artes.
No sábado, entre as 16:00 e as 19:00, vai realizar-se uma oficina de canto tradicional, a partir do reportório do espectáculo “Maré”, num ambiente informal e descontraído, no Salão da Junta de Freguesia de Santa Luzia.
O principal objectivo é integrar os participantes, como um coro comunitário, no espectáculo que se irá realizar no domingo, ao mesmo tempo divulgar e valorizar o cancioneiro tradicional alusivo à vida e ao trabalho das comunidades piscatórias.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email: [email protected] e dos contactos 966 632 026 e 965 303 427.
No domingo, entre as 16:00 e as 18:00, terá lugar uma oficina de pintura no Jardim Público de Santa Luzia. A partir das 16:30 haverá Baile Folk.
Às 18:30 terá início o espetáculo “Maré”, com entrada livre, no Jardim Público de Santa Luzia.
“Maré” é uma encomenda artística da Mútua dos Pescadores, em homenagem à vida e ao trabalho árduos dos pescadores e das comunidades piscatórias de todo o país.
Através da música, da videografia e da literatura, o público é convidado a embarcar numa viagem por diversas localidades marítimas portuguesas, evocando vidas de salitre e recordando histórias de faina.
Contará com a participação especial do coro comunitário, formado com os participantes na oficina de canto tradicional, dinamizada na véspera, no Salão da Junta de Freguesia de Santa Luzia.
“Maré” conta com as intepretações de Abílio Caseiro (cavaquinho, bandolim, guitarra portuguesa, guitarra eléctrica), Celina da Piedade (voz, acordeão), Quiné Teles (percussão, voz), Sara Vidal (voz, harpa celta), Zé Francisco (guitarra acústica, voz), João Espada (videografia), Sónia Pereira (poesia dita), Jorge Moura (técnico de som) e Paulo Correia (técnico de luz).
O evento Marés Criativas é organizado pela Baixamar – Associação Cultural, com o apoio do Município de Tavira e a Freguesia De Santa Luzia.
Leia também: Estas são as 10 notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€. Tem alguma em casa?