Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
A escritora Lídia Jorge. Crédito: Manuel de Almeida | Lusa
Algarve, Cultura, Política

Lídia Jorge elogia votação em António José Seguro após receber Prémio Pessoa

Após receber o Prémio Pessoa,a escritora algarvia falou de inclusão e elogiou “a votação tão expressiva” nas presidenciais

07:00 11 Fevereiro, 2026 07:07 11 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A escritora algarvia Lídia Jorge, distinguida esta terça-feira com o Prémio Pessoa, em Lisboa, elogiou “a votação tão expressiva” em António José Seguro nas eleições presidenciais do passado domingo, considerando tratar-se de uma proposta assente na inclusão.

À margem da cerimónia, em declarações aos jornalistas presentes, Lídia Jorge fez também um elogio da Literatura, sublinhando que “não há outra disciplina tão intensa e forte” que permita “entender o outro”, e associou a candidatura de António José Seguro à possibilidade de “construir um país com a ajuda de todos”.

“O que a narrativa faz, o que a narrativa está sempre a dizer, é que a minha história não é mais importante do que a dos outros. E isto torna-nos muito mais humanos”, afirmou a escritora, acrescentando que não distingue “as pessoas pelos sinais exteriores de riqueza, mas por esses sinais interiores de riqueza, que é [a capacidade de] entender o outro”.

Questionada sobre o papel da Cultura no mundo contemporâneo, Lídia Jorge recordou que “a Cultura move-se na subjetividade, no campo do mundo interior” e que, atualmente, “está por toda a parte a dizer: os homens bons estão acobardados e as pessoas perto da delinquência estão cheias de coragem”.

Segundo Lídia Jorge, a Cultura é assim “o reduto daqueles que estão a dizer que uns países não podem mandar noutros”.

Defesa da liberdade e da inclusão

“A Cultura está a dizer que temos de lutar pela liberdade, que temos de lutar para que sejamos todos fraternos […], porque, se não o formos, não seremos”, afirmou a autora de “Misericórdia”, acrescentando que são precisas “novas utopias”.

Interrogada pela RTP sobre a atualidade do seu discurso do passado dia 10 de junho, Lídia Jorge reiterou as suas palavras.

Na altura, a escritora, como presidente da comissão organizadora das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, alertou para os riscos do populismo, condenou o racismo e a xenofobia, rejeitou a ideia de pureza de sangue, defendeu os valores humanos e recordou a mistura de povos e culturas que enriquecem a identidade portuguesa.

“No fundo, o que eu disse é que todos nós temos direito à cidadania”, afirmou hoje a autora de “O Dia dos Prodígios”, dando como exemplo “a votação tão expressiva na proposta que venceu” as eleições presidenciais do passado domingo.

“Esta proposta”, concluiu Lídia Jorge numa referência à candidatura de António José Seguro, “inclui exatemente isso mesmo: a inclusão de todos, a ideia de construir um país com a ajuda de todos”.

Prémio Pessoa e distinções oficiais

Lídia Jorge recebeu hoje o Prémio Pessoa 2025, que lhe foi entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que também lhe atribuiu a grã-cruz da Ordem de Sant’Iago da Espada, numa cerimónia na sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa.

Na sua intervenção, a escritora incitou à vigilância sobre a Inteligência Artificial (IA), numa defesa do “pensamento autónomo e singular”.

Para Lídia Jorge, “no mundo de hoje, decomposto, à beira do estado de alucinação”, a linguagem, a Poética, o pensamento são determinantes, tal como a vigilância sobre o poder das máquinas e a falsidade difícil de desmontar.

Percurso literário reconhecido nacional e internacionalmente

Nascida há 79 anos em Boliqueime, no Algarve, Lídia Jorge estreou-se no romance em 1980 com “O Dia dos Prodígios”. Ao longo da carreira, recebeu os mais importantes prémios literários portugueses e internacionais, como o Prémio Médicis de Melhor Romance Estrangeiro publicado em França, por “Misericórdia”, em 2023, e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas em 2020, de Guadalajara, um dos mais importantes da América Latina.

Ao Prémio Pessoa juntam-se outras distinções que a autora de “O Vale da Paixão” (1998) e “Os Memoráveis” (2014) tem recebido, designadamente, os prémios da Latinidade, da União Latina e Luso-Espanhol de Arte e Cultura.

O Estado português condecorou-a com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, e França com a comenda da Ordem das Artes e Letras.

O Prémio Pessoa tem um valor monetário associado de 70 mil euros.

Leia também: Carnaval de Loulé prepara-se para sair à rua sem chuva e espera 80 mil visitantes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 15:50 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a lei

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Algarve Economia

APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões

19:10 2 Junho, 2026 18:57 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Chapéus-de-sol podem ser colocados em frente às concessões, desde que fora das áreas tituladas e devidamente delimitadas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Trabalhadores em protesto. Crédito: Freepik
Nacional

Greve geral de 3 de junho: quem passa recibos verdes também pode aderir? Saiba o que diz a lei

13:34 2 Junho, 2026 15:50 2 Junho, 2026 | João Luís

Quem passa recibos verdes pode aderir à greve geral? A resposta jurídica é diferente da dos trabalhadores com contrato. Saiba o que diz a lei

Igreja da Misericórdia. Crédito: CM Tavira
Algarve, Cultura

“Jóias maiores da região”: Algarve tem duas igrejas candidatas às 7 Maravilhas de Portugal e ficam na mesma cidade

17:30 2 Junho, 2026 17:09 2 Junho, 2026 | João Luís

Algarve tem duas igrejas candidatas às Novas 7 Maravilhas de Portugal e ambas ficam na mesma cidade: veja os monumentos que entram na corrida

Dia frio no verão. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada

06:00 3 Junho, 2026 17:37 2 Junho, 2026 | João Luís

Junho ainda agora começou, mas os termómetros vão voltar a descer em algumas zonas do país e trazer dias de frio

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Algarve, Economia

Comerciantes contestam redução de horários e alertam para impacto no turismo de Albufeira

07:00 2 Junho, 2026 06:54 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Associação Comercial de Albufeira (ACALB) manifestou esta segunda-feira preocupação relativamente às novas medidas de mitigação do ruído implementadas pelo Município de Albufeira, alertando para possíveis consequências legais e económicas para os setores abrangidos. As medidas, que entraram em vigor esta segunda-feira, resultam de...

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Dia de mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar polar: Portugal prepara-se para descida das temperaturas e já há dia para o pico

14:18 2 Junho, 2026 14:18 2 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de ar polar marítima vai chegar a Portugal e provocar uma descida das temperaturas: este será o dia do pico

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Operação STOP. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada

20:20 2 Junho, 2026 16:55 2 Junho, 2026 | João Luís

Conduzir pela direita mais depressa do que os carros que seguem à esquerda é comum nas autoestradas, mas pode dar multa

Algarve, Economia

APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões

19:10 2 Junho, 2026 18:57 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Chapéus-de-sol podem ser colocados em frente às concessões, desde que fora das áreas tituladas e devidamente delimitadas

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Cultura, Europe Direct Algarve

Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago

18:10 1 Junho, 2026 18:05 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição e conferência revisitam a viagem de José Saramago pelo Algarve e a transformação da região nas últimas décadas

Europe Direct Algarve

Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030

16:23 1 Junho, 2026 16:30 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundos europeus financiam reforço dos meios de proteção civil no Algarve, com 66 novos veículos destinados à prevenção e combate a incêndios rurais

Últimas Notícias

  • Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada
    Vêm aí dias frescos: frio surpreende em junho e esta será a região mais afetada
  • A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
    A via da direita está livre, mas pode mesmo passar pela direita os carros da esquerda? Veja o que diz o Código da Estrada
  • APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
    APA esclarece que banhistas podem colocar chapéus-de-sol em frente às concessões
  • Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
    Espanhóis apontam para este recanto natural do Algarve que acaba de entrar na lista da UNESCO
  • Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
    Requalificação do Centro de Saúde de Monte Gordo representa investimento de 213 mil euros
  • XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul
    XI Triatlo de Altura marcou arranque das comemorações dos 50 anos do Leões do Sul

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal