A Câmara de Lagos vai promover, entre 4 e 29 de 3 novembro, uma campanha de recolha de mantas, cobertores e outros agasalhos.
A iniciativa, desenvolvida no âmbito do plano de ação do NPISA de Lagos (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lagos), visa “proporcionar algum conforto às pessoas que estão a viver em situação de sem-abrigo, dotando-as de meios para as ajudar a suportar as baixas temperaturas dos meses do inverno que se aproxima. Este tipo de ações possibilita, também, o envolvimento solidário da comunidade para com as situações de maior vulnerabilidade social”.
A autarquia explica em comunicado que “a campanha foi concertada com as entidades que compõem o Banco de Recursos Lagos Solidário, que funcionará como local de entrega dos bens, e tem o envolvimento do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e do Instituto Fonte de Vida, associações que desenvolvem um meritório trabalho de intervenção direta junto da população em situação de sem-abrigo”.
Quem quiser contribuir poderá efetuar a entrega dos bens (mantas, sacos-cama, casacos, cachecóis, gorros, toalhas de banho, roupa interior, entre outro vestuário de agasalho) no Banco de Recursos Lagos Solidário, que funciona na Rua José Afonso, lote 23, Cave B, em Lagos (antiga Loja da Água), à segunda, quarta e sexta-feira, das 15:00 às 17:00, e terça e quinta-feira, das 10: às 12:00.
Os bens recolhidos serão depois encaminhados para as associações, que os distribuirão às pessoas em situação de sem-abrigo a quem prestam assistência.
Segundo os últimos dados oficiais disponíveis, “no concelho de Lagos estavam identificadas, até dezembro de 2023, 85 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 75 na condição de sem teto e 10 na categoria de sem casa, mas a residir em alojamento temporário”.
Leia também: Costuma fazer transferências por Multibanco? Saiba o limite máximo permitido