Kristina Dmitruk venceu Yasmine Mansouri por 6-4 e 6-3 e sagrou-se campeã da terceira edição do The Campus Carby VW Ladies Open, ITF W50 organizado pelo complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis.
Na final, atrasada para a manhã desta segunda-feira devido à chuva que prejudicou várias jornadas, a bielorrussa de 21 anos (437.ª classificada no ranking WTA) venceu a francesa de 23 anos (411.ª) num encontro de 1:17 para suceder a Jessica Bouzas Maneiro (2022) e Gabriela Knutson (2023) na galeria de campeãs do torneio mais importante do Algarve.
Responsável pelas eliminações de Matilde Jorge (que teve um match point no segundo set) e Kristina Mladenovic no dia anterior, Dmitruk deixou para trás o desgaste físico e regressou fresca para a final desta segunda-feira, na qual foi sempre a jogadora mais agressiva e com mais intensidade, sobretudo nos jogos de resposta.
“Estou muito feliz. Ainda não o estou a mostrar porque não o interiorizei, mas por dentro estou muito feliz”, reconheceu no final, entre muitos sorrisos e algum cansaço: “Foi uma semana difícil por causa de todas as interrupções e todos os atrasos causados pela chuva e neste momento só quero chegar a casa e dormir.”
Sobre o que fez a diferença na final desta segunda-feira, Dmitruk explicou que “o mais importante foi ser muito forte mentalmente porque a maior parte das pessoas estava a torcer por ela, mas normalmente eu reajo bem a essas situações e consegui ficar estável durante todo o encontro”.
“Queria jogar um ténis agressivo e decidi fazê-lo logo no início. Tentei fazer um lob e aproximar-me da rede e não correu nada bem, por isso mudei a minha tática e passei a ser mais agressiva. É claro que não fui sempre, mas tentei conjugar uma atitude estável com um estilo mais agressivo e acabei por dar-me bem”, acrescentou Dmitruk, que assinou as primeiras quebras de serviço de ambos os parciais e reagiu bem à retaliação de Mansouri na segunda partida.
Kristina Dmitruk não competiu entre setembro de 2023 e junho de 2024 por causa de uma lesão nas costas e quando voltou ao circuito chegou a sair do top 800 depois de ter sido 216.ª em março do ano passado.
Com o título no The Campus Carby VW Ladies Open, o segundo da época e quarto da carreira, assegurou uma subida de 74 degraus até à 363.ª posição, despedindo-se do Algarve com a ambição de acabar a época entre as 300 primeiras.
Leia também: Descubra quantos litros de combustível equivalem a um consumo de um elétrico