Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Cristina Bernardo | DR
Algarve, Política

José Moreira aposta na mobilidade como eixo central da candidatura do BE em Faro

BE propõe plano de mobilidade em Faro com mais carreiras, transporte gratuito e ramal ferroviário para o aeroporto e Gambelas

17:20 3 Outubro, 2025 18:11 3 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A mobilidade é central para Faro, sendo preciso reforçar o transporte público e criar uma ligação ferroviária entre a cidade e o aeroporto, defendeu esta sexta-feira o candidato à Câmara pelo Bloco de Esquerda (BE), José Moreira.

O candidato do BE ao município algarvio nas eleições autárquicas de 12 de outubro considerou que o reforço da aposta no transporte público traz ganhos em termos ambientais, mas também permite evitar gastos nas infraestruturas necessárias para garantir o acesso da população a Faro no seu transporte individual.

“Para nós, a questão da mobilidade é central e, sobretudo, nós cremos que uma melhoria substancial da mobilidade e do transporte público permitirá resolver, ou ajudar a resolver, alguns problemas. O primeiro dos quais é o gasto em infraestruturas de transporte, que a cidade e o concelho são obrigados a fazer para manter o número de carros que circulam todos os dias, quer dentro da cidade, quer nos acessos à cidade”, afirmou José Moreira.

Segundo o candidato, a oferta atual é insuficiente e as pessoas são “condenadas” a gastar “boa parte do seu rendimento” à manutenção do seu transporte individual, devendo o próximo executivo municipal “aumentar a oferta de transporte público, melhorando os horários, frequências e aumentando o número de carreiras”.

A gratuitidade do transporte público “para quem vive e quem trabalha em Faro” é também uma das propostas do candidato do BE, que realçou os efeitos desta medida em termos ambientais, com a redução do tráfego, do gasto de energia e da poluição.

“Para nós, a ferrovia é essencial. Infelizmente, a modernização que foi feita da ferrovia foi apenas na tração elétrica, que é, de facto, importante, mas não se vai ganhar um único minuto, ou poucos minutos se vão ganhar nos trajetos”, lamentou, propondo a duplicação da via e opinando que este tipo de transporte tem “um forte potencial” para ligar as cidades algarvias.

Trata-se de um esforço que deve “ser feito pela Administração Central”, mas no qual a Câmara de Faro deve “fazer uma forte pressão”, disse, garantindo que se pode “ligar a ferrovia ao aeroporto” Gago Coutinho, a principal infraestrutura de entrada de turistas no Algarve, propôs.

“O ramal que liga a ferrovia ao aeroporto tem de ser feito rapidamente”, apelou, considerando que esta intervenção poderia também facilitar o acesso ao ‘campus’ universitário de Gambelas e ser depois alargada a Loulé, num “plano mais ambicioso” que garantiria a ligação ferroviária no eixo central Faro, Olhão e Loulé.

Além de José Moreira, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Cristóvão Norte (Coligação “Faro Capital de Confiança” – PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU – coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas terão direito à reforma sem penalizações se cumprirem estes requisitos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Luís Montenegro alerta reformados: “Baixar a idade das reformas hoje significa cortar pensões amanhã”

07:10 22 Junho, 2026 14:58 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No congresso do PSD, Luís Montenegro voltou a tocar num dos temas mais sensíveis para milhares de portugueses reformados

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 18:26 19 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Últimas Notícias

  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
  • GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
    GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
  • Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo
    Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo
  • “Turismo de massas nunca será a nossa opção”: ilha portuguesa com 5.200 habitantes refreia construção de novos hotéis
    “Turismo de massas nunca será a nossa opção”: ilha portuguesa com 5.200 habitantes refreia construção de novos hotéis

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal