Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
João Almeida. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Desporto

João Almeida quer conquistar a Volta ao Algarve

Ciclista assume ambição de vencer a Volta ao Algarve e destaca boa forma antes do arranque em Vila Real de Santo António

15:20 17 Fevereiro, 2026 15:21 17 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Juan Ayuso e Florian Lipowitz surgem como os principais adversários de João Almeida na Volta ao Algarve, prova que o ciclista português ambiciona conquistar pelo menos uma vez ao longo da carreira e para a qual se apresenta em bom momento de forma.

“Ter o dorsal ‘1’ nas costas é motivante. Esperamos terminar no primeiro lugar, que sabemos que vai ser difícil, mas vamos tentar”, afirmou o corredor da UAE Emirates, em declarações à agência Lusa e à Rádio Renascença.

Na ausência do vencedor da última edição, o dinamarquês Jonas Vingegaard, e da sua equipa Visma-Lease a Bike, caberá ao segundo classificado de 2025 envergar o dorsal ‘1’. Ainda assim, essa responsabilidade adicional não parece aumentar a pressão sobre aquele que é considerado o melhor voltista português da atualidade, na véspera do arranque da 52.ª edição da Volta ao Algarve.

Objetivo assumido: vencer a ‘Algarvia’

“É um objetivo que eu gostava de carreira ganhar a Volta ao Algarve pelo menos uma vez”, declarou, reconhecendo que o segundo lugar alcançado em 2025 lhe ficou “um pouquinho” atravessado, por ter sentido que ficou “tão perto e tão longe ao mesmo tempo”.

Nesta edição, que vai para a estrada na quarta-feira, em Vila Real de Santo António, e termina no domingo, no alto do Malhão (Loulé), os seus grandes adversários serão, na sua opinião, o espanhol Juan Ayuso, em estreia pela Lidl-Trek, e o alemão Florian Lipowitz (Red Bull-BORA-hansgrohe), terceiro classificado do Tour2025.

“E deve haver para aí algum outro de que eu me estou a esquecer”, ressalvou.

Forma física e percurso mais exigente

Almeida chega à ‘Algarvia’ com um segundo lugar na primeira prova da época, a Volta à Comunidade Valenciana, onde, embora o percurso não fosse 100% a seu jeito, acredita que esteve bastante bem – ficou 31 segundos atrás de Remco Evenepoel (Red Bull-BORA-hansgrohe).

“E a forma é boa, sinto-me bem, portanto tem tudo para correr bem nesta Volta ao Algarve”, avaliou.

O vice-campeão da Vuelta2025, que na prova portuguesa será escoltado pelos compatriotas António Morgado, Rui e Ivo Oliveira, mostrou-se agradado com o “percurso ligeiramente diferente, um bocadinho mais duro” da 52.ª edição.

“É melhor para trepadores, com a subida à Fóia a ser mais dura e duas passagens no Malhão, e um contrarrelógio plano, mas diferente do habitual. [O ‘crono’] parece-me ser muito bom”, resumiu.

Potencialmente prejudiciais podem ser os ‘pontos quentes’ (aglomerados de sprints intermédios) introduzidos pela organização no percurso deste ano.

“Se calhar, há dias em que talvez a fuga esteja ainda na estrada, talvez não. Mas temos de lidar com as circunstâncias e temos de nos adaptar”, afirmou com o seu habitual pragmatismo.

Volta ao Algarve como impulso para o Giro

Conquistar a Volta ao Algarve, assume, também lhe daria outro ‘embalo’ para a Volta a Itália, agendada entre 08 e 31 de maio.

“Acho que começar também bem a temporada é sempre positivo, dá-nos confiança para as próximas corridas. Ainda tenho algumas corridas até lá [ao Giro], espero vencer mais, mas vamos tentar o nosso melhor”, reforçou.

Vingegaard volta a cruzar-se no caminho

Na ‘corsa rosa’, o corredor de 27 anos reencontrará Vingegaard, o ciclista que ficou à sua frente na Volta a Espanha.

“É um adversário muito duro e muito bom. Estivemos perto [na Vuelta de derrotá-lo], mas faltou o quase. E acho que já é motivo de orgulho, fizemos um excelente trabalho. E é continuar a esforçar-me para ser ainda mais forte e tentar ganhar”, destacou.

Almeida reconheceu que quando decidiu optar pelo Giro, prova na qual subiu ao pódio como terceiro classificado em 2023 e à que não voltou desde então, já contava que o duplo vencedor do Tour (2022 e 2023) fosse um dos seus rivais.

“Já havia rumores, já estávamos à espera que ele fosse. Se não fosse, era melhor. Mas o facto de ele ir acho que é bom para mim também. Torna a corrida mais dura, um bocadinho mais controlada também. E acho que vai ser uma bonita Volta a Itália”, perspetivou.

Leia também: Javalis avistados a nadar na marina de Albufeira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Gastronomia Nacional

Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações

18:00 4 Agosto, 2026 17:18 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente nas águas portuguesas, este peixe pode, em circunstâncias raras, acumular substâncias capazes de provocar alucinações

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Algarve Cultura Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Algarve Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos

12:30 4 Agosto, 2026 11:48 4 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo mantém-se instável, com possibilidade de chuva ainda durante várias horas. Saiba quais são as zonas que poderão ser afetadas

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa à porta de casa. Crédito: Magnific
Economia Europa Nacional

“Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto

19:00 4 Agosto, 2026 16:23 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mulher espanhola recebe um total de 2.300 euros de pensão de reforma e de viuvez, mas considera o valor injusto por representar metade do que o marido ganhava

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Gastronomia, Nacional

Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações

18:00 4 Agosto, 2026 17:18 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente nas águas portuguesas, este peixe pode, em circunstâncias raras, acumular substâncias capazes de provocar alucinações

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Algarve, Cultura, Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Algarve, Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Prepare o guarda-chuva: chuva pode cair até à noite nestes seis distritos

12:30 4 Agosto, 2026 11:48 4 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo mantém-se instável, com possibilidade de chuva ainda durante várias horas. Saiba quais são as zonas que poderão ser afetadas

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa, Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa à porta de casa. Crédito: Magnific
Economia, Europa, Nacional

“Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto

19:00 4 Agosto, 2026 16:23 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mulher espanhola recebe um total de 2.300 euros de pensão de reforma e de viuvez, mas considera o valor injusto por representar metade do que o marido ganhava

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Últimas Notícias

  • “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
    “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
  • Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
    Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
  • Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
    Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
  • Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
    Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
  • Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo
    Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo

Opinião

  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

Europe Direct Algarve

  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento