Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto UAlg | DR
Algarve, Ciência

Investigadora da UAlg vence prémio de 300.000€ da Fundação Luso-Americana

Projeto liderado pela investigadora Vânia Baptista vai explorar a “fase perdida” das migrações de larvas de peixe, entre a desova e o berçário

08:19 13 Dezembro, 2024 10:41 13 Dezembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A investigadora da Universidade do Algarve Vânia Baptista vai receber 300.000 euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento para estudar a “fase perdida” das migrações de larvas de peixe, entre a desova e o berçário, foi esta sexta-feira anunciado.

O projeto “Finding Home – Discovering the lost phase of fish species”, liderado pela investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da academia algarvia, venceu a quinta edição do FLAD Science Award Atlantic, que garante financiamento de três anos para explorar, em quatro países banhados pelo Oceano Atlântico – Portugal, São Tomé e Príncipe, Estados Unidos e Dominica –, uma área de conhecimento ainda com muitas lacunas.

“O objetivo principal é estudar aquilo a que chamamos a fase perdida das larvas de peixe, no seu ciclo inicial de vida, entre a desova e a ‘nursery’, ou berçário, onde têm as condições ideais para se alimentarem, crescerem e tornarem-se adultos, ficando disponíveis para a pesca”, diz Vânia Baptista, em declarações à Lusa.

A investigação vai apurar as capacidades natatórias das larvas neste ciclo de vida inicial dos peixes e os processos e mecanismos que lhes permitem mudar das áreas de desova, “mais afastadas da costa”, para os habitats de berçário, “de que é exemplo a Ria Formosa”, no Algarve, através do possível uso de pistas olfativas ou auditivas.

“Queremos fazer isto aqui no Algarve para espécies importantes como a sardinha, biqueirão ou sargo, e também queremos fazer em São Tomé e Príncipe, usando uma espécie muito importante em termos económicos, meio de subsistência de localidades mais isoladas, o peixinho”, descreve a investigadora da UAlg, com estudos já realizados sobre este peixe, que no seu habitat “precisa de escalar cascatas”.

Este projeto combina análises comportamentais, moleculares, de modelação e de gestão, incluindo a utilização de uma câmara de natação à deriva, com recurso a tecnologia desenvolvida na universidade norte-americana de Miami, para perceber como é que as larvas de peixe se orientam.

Vânia Baptista reconhece que esta “é uma área muito pouco conhecida ainda” e uma “lacuna no conhecimento porque é muito difícil de estudar”, sendo necessário “ir passo a passo”, envolvendo “muito tempo e muitos testes” para validar os modelos utilizados.

Ao cabo dos três anos de projeto, que deve arrancar em janeiro de 2025, a especialista do CCMar espera “preencher essas lacunas” e ganhar um entendimento mais concreto da variabilidade das migrações das larvas de peixe e dos impactos das alterações climáticas, contribuindo ainda para estratégias de gestão sustentável, proteção e conservação destes recursos.

Neste âmbito, em São Tomé e Príncipe e na Dominica, “países em desenvolvimento”, serão envolvidas as comunidades locais no planeamento, recolha de dados, debate de resultados e elaboração de medidas de gestão.

“Uma coisa muito importante neste projeto é incluir as comunidades locais, partilhar o nosso conhecimento e incluir o seu conhecimento, que é muito valioso”, sustenta Vânia Baptista, licenciada em Biologia Marinha e professora convidada na UAlg.

O projeto vencedor do FLAD Science Award Atlantic 2024 “vai permitir aumentar o conhecimento” numa área científica “na qual há ainda tanto por explorar”, com “ganhos potenciais tremendos” para a investigação científica, “mas também para a gestão, proteção e conservação dos recursos e ecossistemas do Atlântico”, refere Michael Baum, membro do conselho executivo da FLAD com o pelouro da Ciência, citado em comunicado.

Este prémio pretende distinguir “a nova geração de cientistas portugueses” e “apoiar projetos com um grande foco na obtenção de resultados práticos, como a criação de engenharia e tecnologias, que facilitem” a compreensão e exploração dos ecossistemas atlânticos.

Leia também: Fraude no azeite dispara em Portugal: Saiba como identificar produtos falsificados

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem uma multa de trânsito por pagar? Pode prescrever ao fim deste prazo em Portugal

17:10 12 Outubro, 2026 14:21 12 Outubro, 2026

Código da Estrada estabelece um prazo de dois anos para a prescrição do procedimento por uma multa de trânsito

Algarve Desporto

Mais de 500 pessoas pedalam em Albufeira na primeira Bike Fun Marathon

18:50 12 Outubro, 2026 18:35 12 Outubro, 2026

Participantes de 17 nacionalidades, com idades entre os 5 e os 78 anos, juntaram-se à Bike Fun Marathon nas ruas de Albufeira

Algarve

Acidente em reservatório de água tira a vida a três trabalhadores na Quinta do Lago

18:00 12 Outubro, 2026 17:46 12 Outubro, 2026

Vítimas foram encontradas sem vida dentro de um reservatório de água, onde realizavam trabalhos de impermeabilização numa habitação privada

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Desconta para a ADSE? Dois meses sem esta comunicação podem levar ao cancelamento automático do direito

18:40 12 Outubro, 2026 14:45 12 Outubro, 2026

O controlo dos descontos exige atenção à comunicação mensal dos valores, já que duas falhas consecutivas podem afetar o acesso à ADSE

Economia Opinião Política

Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva

16:55 12 Outubro, 2026 16:58 12 Outubro, 2026

"Trabalhar para sobreviver não pode ser o destino de quem trabalha honestamente. Trabalhar tem de voltar a ser um caminho para uma vida melhor"

Europe Direct Algarve

Dez municípios do Algarve propõem investir mais de 28 milhões na gestão de resíduos

16:30 12 Outubro, 2026 16:16 12 Outubro, 2026

Candidaturas para melhorar a gestão de resíduos no Algarve ultrapassam 28 milhões de euros, com 17 milhões previstos em fundos europeus

Vida & Lazer

Quase ninguém repara nestes símbolos da máquina da roupa: saiba onde colocar o detergente e o amaciador

15:20 12 Outubro, 2026 13:36 12 Outubro, 2026

Os símbolos I, II e a flor na gaveta da máquina da roupa não estão ali por acaso. Cada compartimento tem uma função diferente

Via verde. Crédito: DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Algarve

Perseguição no mar termina com apreensão de três toneladas de cocaína a sul de Faro

17:20 12 Outubro, 2026 17:10 12 Outubro, 2026

Cerca de três toneladas de cocaína foram apreendidas numa embarcação intercetada a 80 milhas a sul de Faro após uma perseguição

Europe Direct Algarve

DiscoverEU está de volta. Tens 18 anos? É para ti esta oportunidade

15:10 12 Outubro, 2026 15:30 12 Outubro, 2026

Candidaturas ao DiscoverEU decorrem até 15 de outubro e permitem aos jovens selecionados receber um passe para explorar a Europa

Opinião Saúde

A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia

10:20 12 Outubro, 2026 10:22 12 Outubro, 2026

"Cuidar das relações passa pela forma como escutamos, pelo tempo que partilhamos, pela atenção que prestamos e pela disponibilidade para nos mantermos presentes".

Cultura Europe Direct Algarve

Prémio de impacto emocional distingue Eurocidade do Guadiana em festival internacional

09:04 12 Outubro, 2026 09:04 12 Outubro, 2026

Vídeo da Eurocidade do Guadiana venceu o Emotional Impact Award nos ACES Video Awards 2026, em Itália, pela ligação entre desporto e território

Europa Tempo

Europa bate recordes de calor num dos setembros mais quentes de sempre

08:00 12 Outubro, 2026 07:42 12 Outubro, 2026

Dados do Copernicus mostram que setembro foi o segundo mais quente desde que há registos e agravou as condições de seca na Europa

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem uma multa de trânsito por pagar? Pode prescrever ao fim deste prazo em Portugal

17:10 12 Outubro, 2026 14:21 12 Outubro, 2026

Código da Estrada estabelece um prazo de dois anos para a prescrição do procedimento por uma multa de trânsito

Algarve, Desporto

Mais de 500 pessoas pedalam em Albufeira na primeira Bike Fun Marathon

18:50 12 Outubro, 2026 18:35 12 Outubro, 2026

Participantes de 17 nacionalidades, com idades entre os 5 e os 78 anos, juntaram-se à Bike Fun Marathon nas ruas de Albufeira

Algarve

Acidente em reservatório de água tira a vida a três trabalhadores na Quinta do Lago

18:00 12 Outubro, 2026 17:46 12 Outubro, 2026

Vítimas foram encontradas sem vida dentro de um reservatório de água, onde realizavam trabalhos de impermeabilização numa habitação privada

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Pessoa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Desconta para a ADSE? Dois meses sem esta comunicação podem levar ao cancelamento automático do direito

18:40 12 Outubro, 2026 14:45 12 Outubro, 2026

O controlo dos descontos exige atenção à comunicação mensal dos valores, já que duas falhas consecutivas podem afetar o acesso à ADSE

Economia, Opinião, Política

Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva

16:55 12 Outubro, 2026 16:58 12 Outubro, 2026

"Trabalhar para sobreviver não pode ser o destino de quem trabalha honestamente. Trabalhar tem de voltar a ser um caminho para uma vida melhor"

Europe Direct Algarve

Dez municípios do Algarve propõem investir mais de 28 milhões na gestão de resíduos

16:30 12 Outubro, 2026 16:16 12 Outubro, 2026

Candidaturas para melhorar a gestão de resíduos no Algarve ultrapassam 28 milhões de euros, com 17 milhões previstos em fundos europeus

Vida & Lazer

Quase ninguém repara nestes símbolos da máquina da roupa: saiba onde colocar o detergente e o amaciador

15:20 12 Outubro, 2026 13:36 12 Outubro, 2026

Os símbolos I, II e a flor na gaveta da máquina da roupa não estão ali por acaso. Cada compartimento tem uma função diferente

Via verde. Crédito: DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

É barato, está na época e faz bem ao cérebro, coração e intestino: nutricionistas recomendam este alimento

10:30 11 Outubro, 2026 09:30 11 Outubro, 2026

Um alimento do outono de preço acessível concentra fibras e compostos vegetais associados à saúde intestinal, cardiovascular e cerebral

Algarve

Perseguição no mar termina com apreensão de três toneladas de cocaína a sul de Faro

17:20 12 Outubro, 2026 17:10 12 Outubro, 2026

Cerca de três toneladas de cocaína foram apreendidas numa embarcação intercetada a 80 milhas a sul de Faro após uma perseguição

Europe Direct Algarve

DiscoverEU está de volta. Tens 18 anos? É para ti esta oportunidade

15:10 12 Outubro, 2026 15:30 12 Outubro, 2026

Candidaturas ao DiscoverEU decorrem até 15 de outubro e permitem aos jovens selecionados receber um passe para explorar a Europa

Opinião, Saúde

A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia

10:20 12 Outubro, 2026 10:22 12 Outubro, 2026

"Cuidar das relações passa pela forma como escutamos, pelo tempo que partilhamos, pela atenção que prestamos e pela disponibilidade para nos mantermos presentes".

Cultura, Europe Direct Algarve

Prémio de impacto emocional distingue Eurocidade do Guadiana em festival internacional

09:04 12 Outubro, 2026 09:04 12 Outubro, 2026

Vídeo da Eurocidade do Guadiana venceu o Emotional Impact Award nos ACES Video Awards 2026, em Itália, pela ligação entre desporto e território

Europa, Tempo

Europa bate recordes de calor num dos setembros mais quentes de sempre

08:00 12 Outubro, 2026 07:42 12 Outubro, 2026

Dados do Copernicus mostram que setembro foi o segundo mais quente desde que há registos e agravou as condições de seca na Europa

Últimas Notícias

  • Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são
    Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são
  • Mais de 500 pessoas pedalam em Albufeira na primeira Bike Fun Marathon
    Mais de 500 pessoas pedalam em Albufeira na primeira Bike Fun Marathon
  • Desconta para a ADSE? Dois meses sem esta comunicação podem levar ao cancelamento automático do direito
    Desconta para a ADSE? Dois meses sem esta comunicação podem levar ao cancelamento automático do direito
  • Acidente em reservatório de água tira a vida a três trabalhadores na Quinta do Lago
    Acidente em reservatório de água tira a vida a três trabalhadores na Quinta do Lago
  • Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos
    Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

Opinião

  • Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva
    Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva
  • A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia
    A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia
  • O Lugar cá dentro | Por Andrea Moura
    O Lugar cá dentro | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Dez municípios do Algarve propõem investir mais de 28 milhões na gestão de resíduos
    Dez municípios do Algarve propõem investir mais de 28 milhões na gestão de resíduos
  • DiscoverEU está de volta. Tens 18 anos? É para ti esta oportunidade
    DiscoverEU está de volta. Tens 18 anos? É para ti esta oportunidade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal