O Festival Pé na Terra anunciou a edição “A Despedida”. Depois de 12 anos tendo a vila da Fuzeta como palco, realizará o último evento nesta localidade nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Esta edição, o festival vai contar com artistas de renome, como Paulo Flores, compositor e intérprete consagrado, que é também embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas em Angola, o seu país de origem.
Ao rei do Semba junta-se Ilê Aiyê, que traz consigo a “revolução dos tambores”, como afirma o presidente deste que é o primeiro bloco afro do Brasil, considerado Património Cultural da Baía.
O concerto no Algarve integra-se na digressão comemorativa dos 50 anos de Ilê Aiyê, uma das expressões culturais mais antigas do Carnaval da Baía.
Juntam-se ainda os Criatura, um grupo de músicos, artistas e visionários dedicados a explorar e a reinterpretar a memória rica do cancioneiro popular português; Renata Rosa, que mergulha nas tradições de Pernambuco, Brasil, com um tecido sonoro poderoso e rítmico; Leo Middea, que fez história na última edição do Festival da Canção ao consagrar-se como o primeiro artista brasileiro a passar à final do concurso; Diego Oliveira; Rasta Fogo; Gafieira; Colectivo Gira; e a Orquestra de Batukadeiras de Portugal.
A dança também marcará presença ao longo dos três dias do Festival Pé na Terra, na Fuzeta. O público tem acesso a mais de 40 workshops de danças tradicionais de vários pontos do continente africano, Brasil e Portugal, como o samba, semba, funaná, forró, kola San jon, batuka, maracatu, côco ou kizomba.
Com o objectivo de impulsionar a influência positiva da cultura entre os mais novos, o espaço “Pézinhos na Terra” apresenta diversas actividades lúdicas para crianças, que vão da dança ao teatro, passando pela hora do conto ou a plantação de árvores.
O espaço conta ainda com um berçário equipado com camas e fraldários ao cuidado de monitores profissionais.
O Festival Pé na Terra tem o apoio da Câmara Municipal de Olhão e União das Juntas de Freguesia de Moncarapacho e Fuseta, entidades que têm estado lado a lado num percurso histórico de 12 anos.
Em breve a organização revelará mais acerca do futuro do Festival Pé na Terra.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
Leia também: Conheça o SPA do Algarve onde pode passar o dia por 20€