Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Tristán Pérez-Martín | DR
Algarve, Cultura

Festival de Dança do Algarve regressa a Lagos com propostas para todos os públicos

O Pedra Dura apresenta um total de 37 atividades de dança, entre espetáculos, concertos e exposições para toda a família

17:36 7 Outubro, 2024 18:34 7 Outubro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Festival Pedra Dura regressa à cidade de Lagos, entre 07 e 16 de novembro, com um total de 37 atividades de dança, entre espetáculos, concertos e exposições para toda a família, foi esta segunda-feira anunciado.

A terceira edição do festival de dança do Algarve vai decorrer na cidade algarvia de Lagos, apresentando este ano como novidade as “residências artísticas, que visam criar vínculos duradouros entre artistas e a comunidade”, disse à Lusa a diretora artística Joana Flor Duarte.

Foto Sara Ferreira | DR

À margem da apresentação do evento que decorreu em Lagos, a responsável frisou que o Pedra Dura pretende “acordar um pouco as mentes, possibilitando que a comunidade possa pensar mais e melhor, ficando disponível para todo o tipo de linguagens”.

Com um total de 37 propostas culturais ao longo de duas semanas, “as atividades complementam-se, abrangendo toda a comunidade”, notou.

“Temos atividades específicas para as escolas, outras direcionadas mais para famílias, mas, no fundo, é um festival para que todas as camadas etárias possam estar envolvidas”, sublinhou.

Foto Alípio Padilha | DR

O Pedra Dura arranca no dia 07 de novembro, às 09:30 com a Coreografia em Sala de Aula, uma atividade dirigida aos alunos das escolas 1.º ciclo, seguida da aula didática “de Icona ao Paraíso”, com Silvana Ivaldi, às 14:00, na Praia dos Estudantes.

No mesmo dia, no Centro Cultural de Lagos acolhe a partir das 19:30, o espetáculo “L’après-midi d’un foehn – Versão 1”, da La Compagnie Non Nova, a exibição do filme “Darktraces: on ghosts and spectral dances”, de Jo Castro e João Catarino.

Foto Leonor Fonseca | DR

O dia 08 vai ser preenchido com visitas guiadas às exposições e com os espetáculos “Universo no Céu da Boca”, de Beatriz Dias e Alexandre Moniz, às 14:30, no Centro de Ciência Viva, seguido de “Icona”, de Silvana Ivaldi, às 21:00, no Armazém Regimental de Lagos.

Uma feira, aulas didáticas e os espetáculos “Outrar”, de Volmir Cordeiro, “Void Void Void”, de Maria Soares e António Marota, e “Sagração de Quem Era”, de Margarida Constantino, compõem o programa do dia 09 de novembro.

No dia seguinte, os organizadores destacam da programação “Pra Não Caber no Mundo”, de Andrei Bessa, “Gigantesca”, de Isabel Nejur, ambos às 15:00, no Espaço Jovem de Lagos, e um espetáculo de rua, pelas 17:00, na Praça do Infante.

O festival prossegue no dia 13, com a exibição do filme “Obcecada com a Luz”, de Sabine Krayenbühl e Zeva Oelbaum, às 21:30, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas.

Foto Sara Ferreira | DR

A manhã do dia 14 vai ser preenchida com atividades dirigidas aos alunos das escolas secundárias Júlio Dantas e Gil Eanes, acolhendo o Centro Cultural de Lagos, às 21:00, o espetáculo “ChãoCéu|”, de Vera Mantero, Henrique Furtado Vieira e João Bento, e a exibição do filme “Crying Cycle 1”, de Daniel Matos e João Catarino.

No penúltimo dia, o Pedra Dura propõe a mostra de vídeo “Little Shadow”, na Biblioteca Municipal, às 10:30, seguida de “O Centro do Mundo”, um espetáculo de Ana Borralho e João Galante, com sessões às 16:00, 17:30 e 19:00, no Centro Cultural, que repete no último dia, às 11:00, 16:00 e 17:30.

Foto João Catarino | DR

Neste dia à noite, vão ser apresentados, no Armazém Regimental, os espetáculos “Cavala”, de Márcia Lança, às 21:00, e “Greta Oto”, um concerto de Pappilons d´éternité, pelas 22:15.

O último dia do Pedra Dura integra aulas didáticas para os mais jovens, pelas 10:00, e, às 11:00, a iniciativa “Paleontologia da Praia da Luz”, na Praia da Luz, seguido de “neverstopscrollingbaby”, interpretado por Vitamina, às 19:00, no Armazém Regimental.

Foto Luís da Cruz | DR

O festival encerra com “Musseque”, um espetáculo de dança do angolano Fábio Januário, às 21:30, no Centro Cultural de Lagos.

O Pedra Dura é uma coprodução da Associação Cultural (CAMA) e do município de Lagos, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

O programa do Festival Pedra Dura está disponível aqui.

Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Ciência

Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

10:20 22 Setembro, 2026 10:20 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noite Europeia dos Investigadores transforma o Tavira Plaza num espaço de descoberta, conhecimento e partilha científica

Algarve Economia Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

Algarve Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 09:35 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Ciência

Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

10:20 22 Setembro, 2026 10:20 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noite Europeia dos Investigadores transforma o Tavira Plaza num espaço de descoberta, conhecimento e partilha científica

Algarve, Economia, Mundo

Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

11:40 22 Setembro, 2026 11:23 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarta edição está prevista para abril de 2027 e deverá voltar a integrar a participação de empresários na Canton Fair

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 09:44 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve, Desporto

Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão

11:05 22 Setembro, 2026 11:05 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 23 e 30 de setembro, Portimão promove surf adaptado, fitness, judo, skate, hidroginástica e atividades ao ar livre

Algarve, Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Últimas Notícias

  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
  • Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
    Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental
  • Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
    Surf, judo, skate e hidroginástica animam Semana Europeia do Desporto em Portimão
  • ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais
    ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais
  • Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro
    Ciência sai dos laboratórios e chega ao Tavira Plaza a 25 de setembro

Opinião

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento