Após uma semana inicial de grande sucesso, a Festa dos Anos de Álvaro de Campos prossegue com mais eventos culturais que celebram o legado de Fernando Pessoa e os seus heterónimos. A segunda semana, de 19 a 24 de outubro, oferece um programa variado, com apresentações de livros, performances de dança e poesia, fado e leituras de cartas pessoais.
No sábado, 19 de outubro, pelas 17:00, na Casa Álvaro de Campos, a semana começa com a apresentação do livro A Marginália de Fernando Pessoa, pela professora Maria do Céu Estibeira.
Esta obra explora as anotações nas margens dos livros lidos por Fernando Pessoa, revelando como cada nota oferece uma visão valiosa sobre a construção da sua identidade literária.
O estudo da marginália permite aceder aos processos mentais do leitor e anotador, contribuindo para uma compreensão mais profunda da mente criativa de Pessoa.
Domingo, 20 de outubro, pelas 16:00, na Pousada do Convento da Graça, segue-se a performance de dança e poesia Dançar Poesia | Antologicamente, com a bailarina e coreógrafa Yuko Kominami, o músico Tomás Tello e quatro performers selecionados localmente.
Nesta apresentação, poemas de Fernando Pessoa vão ser recitados e combinados com outros poemas, criando uma narrativa intrincada que explora a fusão entre a poesia e a dança.
Na segunda-feira, 21 de outubro, às 21:00, o grupo Fado Tropical apresenta um concerto no Ofélia Cocktail & Art Bar, onde integram poemas de Fernando Pessoa musicados. Esta fusão entre o fado e a poesia oferece uma nova dimensão à obra do poeta, num ambiente intimista.
Quinta-feira, 24 de outubro, pelas 21:00, ainda no Ofélia Cocktail & Art Bar, realiza-se a Performance Poética no Ofélia, com Joana Bela e Celso Candeias.
Nesta apresentação, os artistas leem as cartas trocadas entre Fernando Pessoa (Nininho) e Ofélia Queiroz (Bebezinho), nos dois períodos em que mantiveram uma relação amorosa. A leitura destas cartas oferece uma perspetiva íntima e pessoal sobre o lado romântico e emocional de Pessoa.
Exposições Patentes Durante toda a semana:
- Ligações Ocultas – Um vídeo exibido continuamente na Casa Álvaro de Campos, que, entre outras coisas, apresenta a poesia de Fernando Pessoa recitada por uma planta, através da sonificação das suas informações biológicas.
- Uma criação inovadora de André Conde (trombone e pedaleira), desenvolvida a cantora Genoveva Faísca, e os professores Reinaldo Barros (Coordenador local do PNA- Plano Nacional das Artes) e Hugo Pereira (professor de tecnologia).
- Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos, uma retrospectiva do artista Carlos Fonseca Martins, patente na Biblioteca Municipal de Tavira.
- A Vila da Minha Infância, uma exposição fotográfica que apresenta registos de Tavira no início do século XX, quando Álvaro de Campos regressa à sua cidade natal. Patente no Museu Casa Fotografia Andrade.
- A Arte é Bela… e Inútil, exposição coletiva na Artesis Galeria.
Sobre a Festa dos Anos de Álvaro de Campos
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos celebra a ligação de Fernando Pessoa à cidade de Tavira, trazendo à luz o legado cultural do poeta através de várias expressões artísticas. Esta é a segunda de sete semanas repletas de eventos culturais, que continuarão a decorrer até ao final de novembro.
Para mais informações sobre a programação, consulte: festadosanosdealvarodecampos.com
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado