A Festa dos Anos de Álvaro de Campos, em Tavira, chega à sua última semana, terminando em grande, uma celebração que atravessou sete semanas de arte, música, poesia e reflexão sobre a obra de Fernando Pessoa e o seu heterónimo modernista.
Entre 22 e 30 de novembro, Tavira será palco de eventos especiais num encerramento memorável deste importante festival cultural.
Na sexta-feira, 22 de novembro, pelas 18:30, a Casa Álvaro de Campos apresenta o evento Your Neighbour | Seu Vizinho, uma sessão de microfone aberto onde os vizinhos são convidados a partilhar os seus poemas e canções preferidos, ou de sua autoria. Celebrando a diversidade, está aberto a apresentações em português, inglês e qualquer outra língua falada na comunidade local.
No sábado, às 18:30 na Igreja da Misericórdia, o grupo Fado com História apresenta a Gala de Fado Pessoano: O Fado e a Alma Portuguesa, uma experiência sensorial onde a tradicional formação de fado (voz, guitarra portuguesa e viola) é enriquecida pela inclusão de um trombone de vara. Este elemento inusitado dá uma nova dimensão ao fado, evocando o espírito de Fernando Pessoa, que afirmava no texto Sobre Portugal – Introdução ao Problema Nacional: “No fado os deuses regressam legítimos e longínquos”.
Domingo, pelas 18:30, no Clube Recreativo Cabanense, a associação Artificial apresenta a performance Dança das Estações | Não! Só Quero a Liberdade, inspirada no poema de Álvaro de Campos.
Os bailarinos Catarina Pernão e Carlos Schiavo, juntamente com o saxofonista Hélder Alves, interpretam em movimento o desejo de liberdade expressado por Campos, num espetáculo que mistura dança contemporânea e poesia.
Na segunda-feira, 25 de novembro, às 14:30, no Auditório da Fundação Irene Rolo, terá lugar a performance Vaga no Azul | O Mistério de Tudo, protagonizada pelos utentes da FIR, os performers | André Gonçalves, Catarina Nascimento, Francisco Antunes, Henrique Laranjo, Julien Peiredon, Márcio Alexandre, Susana Lourenço, com encenação de Beliza Sousa, coordenação FIR de Pedro Fernandes e Ana Filomena Nobre.
Organizado pela Fundação Irene Rolo e Partilha Alternativa, o espetáculo é montado tendo por base a canção filmada Vaga no Azul, realização de Miguel Andrade, poema de Fernando Pessoa musicado por Pedro Antunes e interpretado pelo grupo Quatro Vozes à Capela, com arranjo de Luís Conceição.
Quinta-feira, dia 28 de novembro, pelas 17:00, na Casa das Artes de Tavira, o AEJAC | Plano Nacional das Artes, vai apresentar uma performance / interpretação livre do poema Clarins na Noite de Álvaro de Campos | com Filipe, Diana, Érica, Mariana A. e Mariana C. | PNA artistas residentes Margarida Mestre e André Conde
Na sexta-feira, às 18:30, na Casa das Artes de Tavira, o AEJAC | Escola Dom Paio Perez Correia, apresenta uma performance / interpretação livre do poema Com as Malas Feitas e Tudo à Bordo de Álvaro de Campos | Projeto CriarLab da professora Sandra Alves.
Também na sexta-feira, pelas 21:30, o Rock da Baixa-Mar apresenta uma Nova Criação Teatral | Trabalho em Andamento (Work in Progress), de Vítor Correia e André Conde baseado no poema Tabacaria de Álvaro de Campos.
No sábado, 30 de novembro, a partir das 15:00, na Casa das Artes de Tavira, a programação encerra com o evento Velório de Espírito Presente, a desmontagem da exposição e um momento de confraternização entre os que participaram e ajudaram na realização da Festa dos Anos de Álvaro de Campos.
Os visitantes podem explorar as seguintes exposições:
- Arte de Estudantes – Retrospetiva do trabalho artístico dos alunos das escolas de Tavira desde 2022, patente no Foyer e na sala La Bas da Casa Álvaro de Campos, onde a poesia de Fernando Pessoa é recitada por uma planta, utilizando a sonificação das suas informações biológicas. Criação de André Conde.
- Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos – Retrospetiva do artista Carlos Fonseca Martins, na Biblioteca Municipal de Tavira.
- A Vila da Minha Infância – Exposição fotográfica que apresenta registos de Tavira no início do século XX, patente no Museu Casa Fotografia Andrade.
A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um evento cultural de sete semanas que celebra a ligação de Fernando Pessoa à cidade de Tavira.
O festival explora o legado artístico do poeta através de expressões culturais multidisciplinares, promovendo o diálogo entre o passado e o presente, envolvendo seus cidadãos e criando ligações nacionais e internacionais.
Mais informações sobre a programação diaponíveis aqui.
Leia também: Este icónico hotel no Algarve está fechado e não é por falência