A freguesia do Rogil, no concelho de Aljezur, volta a encher-se de livros, música e histórias com mais uma edição da Festa do Livro, organizada pela Tertúlia – Associação Sócio-Cultural de Aljezur. O evento decorre entre os dias 6 e 12 de outubro, com uma programação que começa nas escolas e culmina num fim de semana de celebração literária aberta a toda a comunidade.
Segundo a associação organizadora, “a Festa do Livro chega uma vez mais com teatro, contos, música, palavras ditas de tantas maneiras e oficinas para brincar e aprender”. Com um foco especial na infância e juventude, o evento inicia-se nas escolas do concelho, levando a literatura e o teatro aos alunos do pré-escolar até ao 3.º ciclo.
Entre segunda e sexta-feira, as crianças e jovens vão poder assistir a espetáculos como Andante (Des)concertante, pela Companhia Andante, O Pior Professor do Mundo, do Lama Teatro, Histórias e Contos Tradicionais, narrados por António Fontinha, e as Peças Itinerantes da Companhia de Música Teatral.
A Tertúlia sublinha que “entre poesia, fantasia, humor e tradição oral, todos os intervenientes trazem uma vasta experiência na mediação de leitura e formação, oferecendo novas formas de descobrir o prazer da leitura e da palavra”.
No fim de semana, dias 11 e 12, a festa sai à rua e instala-se no Espaço do Rancho Folclórico do Rogil, com entrada gratuita, das 10:00 às 18:00, e uma programação para todas as idades. O recinto contará com livros, oficinas, jogos, música e gastronomia, convidando o público “a ficar, ouvir e celebrar a cultura”.
As manhãs serão dedicadas aos mais novos, com as Peças Itinerantes e os contos de António Fontinha, um dos mais reconhecidos contadores de histórias portugueses. No domingo, a Roda de Contos reúne narradores de diferentes origens, “numa viagem pelas histórias do mundo”, adianta a organização.
A programação inclui ainda o teatro itinerante do Coletivo Cocurutu, com a peça Catadupa, e o recital musicado Três Milénios de Poesia Algarvia, que revisita a tradição poética regional.
Uma das novidades desta edição é o projeto de Spoken Word, resultado de um desafio lançado pela Tertúlia a um grupo de adolescentes. “Os jovens entram em cena para apresentar criações poéticas em inglês e português, num cruzamento dinâmico que celebra a diversidade cultural e as inquietações das novas gerações”, refere a associação.
A Tertúlia reforça que “esta Festa do Livro é uma mão cheia de propostas artísticas que refletem questões da contemporaneidade e estimulam o pensamento crítico, envolvendo o público em relações ativas e participativas com a cultura”.
O evento conta com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes (DGArtes), do Município de Aljezur, da Junta de Freguesia do Rogil, e com a parceria do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, da Casa da Criança de Aljezur e da Associação do Rancho do Rogil. Colaboram ainda entidades locais como a Feiteirinha, o Museu da Batata Doce, a Frutaria do Rogil, a Churrasqueira Sabor e Brasa, a Pizzaria Vicentina e o Restaurante Altura.
A programação pode ser consultada aqui.
Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026
