A 35.ª edição da Feira Concurso Arte Doce decorre de 24 a 28 de julho no Complexo Desportivo de Lagos.
Além da habitual doçaria, artesanato, tasquinhas, produtos regionais, showcookings, animação infantil e espetáculos, o coração do evento mantém-se na exposição de trabalhos artísticos com base na doçaria algarvia.
Os cabeças de cartaz deste ano serão Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro.
Em ano de celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a autarquia desafiou as doceiras e doceiros participantes a elaborar peças de arte doce inspiradas na “Liberdade” para a categoria de Tema Obrigatório, juntando-se aos concursos de Tema Livre, Doces de Inovação e Qualidade na Tradição (Melhor Dom Rodrigo, Doce Fino, Morgado e Doce de Figo).
Os vencedores serão divulgados ao longo do evento, com a entrega de prémios a decorrer no último dia, 28 de julho.
Esta edição mantém a quantidade de stands do ano anterior: 35 de doçaria (interior do pavilhão), 41 de artesanato, 11 de tasquinhas, 15 rulotes e 12 de produtos alimentares.
Os mais pequenos terão direito a muitas animações e divertimentos no Espaço Doçura ou Travessura, contando também com a colaboração do LAC – Laboratório de Actividades Criativas e do Centro Ciência Viva de Lagos com workshops para famílias. Se a sua ideia é descontrair com boa música, pode aproveitar Espaço + Doce (área lounge), com música de Carlos Sax, Orquestra de Jazz do Algarve (Vítor Guerreiro e Clara Buser Duo, Rui Freitas Trio e Ricardo Pires Quarteto) e Daniel Marques.
Ainda falando de música, entre artistas locais e da região convidada, o Ribatejo, espetáculos não vão faltar ao longo dos cinco dias no Palco Arte Doce: Lana Gasparotti, Omiri, Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Os Compotas, DJ HANTT ft. Mr. Vlalen, Jones and Co., DJ Ventura, Michie, Marta Lima e Almatriz.
No Palco Lagos, os protagonistas de cada noite Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro. Este ano, o evento tem como novidade espetáculos após a meia-noite: Silent Disco (dia 26) e o Show das Poderosas (dia 27).
Quem quiser aprender a confecionar ou apenas degustar deliciosas iguarias, pode participar nos showcookings de Dom Rodrigo e Doce Fino (ADRA – Associação dos Doces Regionais do Algarve) e sabores da terra e do mar do Algarve (chef José Moura e Tininha), mas também do Ribatejo (chef Luís Machado).
Se é apreciador de vinho, será também realizada uma palestra sobre “O Vinho na Cultura e na Alimentação” (Artur de Jesus e Fabiana Duarte).
A 35.ª Feira Concurso Arte Doce decorre de 24 a 28 de julho, entre as 18h00 e as 24h00, no Complexo Desportivo de Lagos, com entrada livre.
Leia também: Descubra o novo prazo de validade da carta de condução