Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Nacional

Faro e Beja sob aviso laranja devido à depressão Garoe, que traz chuva forte e agitação marítima

Depressão Garoe vai estender-se ao continente a partir desta segunda-feira, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo

07:41 20 Janeiro, 2025 21:14 27 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar até quarta-feira com avisos laranja e amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima forte, devido aos efeitos da depressão Garoe, segundo o IPMA.

No domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou que a depressão Garoe que afeta os Açores e a Madeira vai estender-se também o continente a partir desta segunda-feira com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo.

Apenas os distritos de Bragança e Guarda escapam aos avisos.

A previsão levou o IPMA a pôr os distritos de Faro e Beja com aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, entre as 09:00 e as 15:00 de segunda-feira, passando a amarelo até às 06:00 de quarta-feira.

Estes dois distritos vão também estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima forte entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira.

Devido à agitação marítima, Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 15:00 de segunda-feira e as 00:00 de terça-feira e depois entre as 09:00 e as 15:00 de quarta-feira.

Também os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria vão estarão a laranja entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira face à previsão de agitação marítima.

Igualmente devido à agitação no mar, os três distritos vão estar com aviso amarelo entre as 15:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira e depois entre as 09:00 e as 15:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa da chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo entre as 15:00 de segunda-feira e as 06:00 de quarta-feira.

Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre também estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 06:00:00 de quarta-feira.

Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12:00 de segunda-feirae as 06:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou também os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 09:00 de quarta-feira por causa da agitação marítima forte.

Também as costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso laranja entre as 03:00 e as 18:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 06:00 de quarta-feira por causa da agitação marítima forte.

A costa sul e as regiões montanhosa da ilha da Madeira também estão sob aviso laranja até às 18:00 de segunda-feira, passando a amarelo entre as 00:00 e as 21:00 de terça-feira por causa da chuva por vezes forte.

A costa e as regiões montanhosas da ilha da Madeira e o Porto Santo estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte com rajadas até 100 km/h, aumentando até 110 km/h na terça-feira.

O aviso de vento vai estar em vigor até às 15:00 de terça-feira.

As nove ilhas dos Açores estão com avisos laranja e amarelo devido aos efeitos da depressão Garoe.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso laranja devido ao vento até às 17:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de segunda-feira e devido à agitação marítima até às 20:00 de segunda-feira.

Flores e Corvo estão também sob aviso amarelo devido ao vento (das 17:00 às 21:00 de segunda-feira) e agitação marítima (das 20:00 de segunda-feira às 05:00 de terça-feira).

No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o IPMA emitiu aviso laranja devido à agitação marítima (até às 17:00 de segunda-feira.

Para as ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial também vigora o aviso amarelo devido à chuva até às 08:00 de segunda-feira, vento (até às 05:00 de terça-feira) e agitação marítima (entre as 17:00 de segunda-feira e as 05:00 de terça-feira).

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), foi emitido um aviso laranja devido ao vento e por agitação marítima, que vai vigorar até às 08:00 de segunda-feira

São Miguel e Santa Maria estão ainda sob aviso amarelo devido à chuva forte (até às 11:00 de segunda-feira), por vento e agitação marítima (até às 23:00 de segunda-feira).

Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve Economia Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”

17:10 13 Junho, 2026 20:48 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Natural de Loulé, Miguel Duarte fala ao POSTAL sobre poesia, Algarve, memória, infância e o novo livro "A Música do Amolador"

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Últimas Notícias

  • Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
    Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança
  • Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
    Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)
  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal