A 14ª edição do Farcume – Festival Internacional de Curtas Metragens de Faro, vai realizar-se entre 27 e 29 de setembro, no Auditório do Culture and Conference Hub, do Hotel 3HB Faro, organizado pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro.
Esta edição do festival contará com 34 curtas-metragens, distribuídas por 3 sessões, oriundas de 8 países (Portugal, Espanha, Brasil, França, Itália, Reino Unido, Turquia) selecionadas entre um conjunto de mais de 213 curtas metragens submetidas a concurso, de 36 países.
Ano após ano, o Farcume afirma-se no panorama cultural farense como espaço de divulgação e promoção do cinema, incentivando o encontro de realizadores, atores, entusiastas da 7ª Arte, com uma seleção diversificada de curta-metragens de cineastas nacionais e internacionais.
O presidente da Direção da Associação Faro 1540, Paulo de Oliveira Botelho, afirma que “o cinema é mais que simples entretenimento. É uma poderosa ferramenta para reflexão e compreensão sobre as problemáticas que afetam as sociedades contemporâneas, nas suas variadas perspetivas. Este evento pretende, acima de tudo, inspirar todos aqueles que nos visitarão ao longo do festival a assumir um papel ativo na sociedade, entanto agentes de mudança positiva para as gerações vindouras. As curtas-metragens selecionadas apresentam uma perspetiva reflexiva sobre causas impactantes na atualidade, como é o caso da crise da habitação, violência doméstica, demência, igualdade de género, alterações climáticas, migrações, entre outros”.
“Este festival conta mais uma vez com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Faro, da União de Freguesias de Faro e do Grupo 3HB Hotels & Resorts a quem deixo um muito sentido agradecimento e também não seria possível sem o contínuo apoio dos nossos parceiros e patrocinadores, pelo que também destaco a parceria com a Rua FM, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, a Associação do Comércio na Baixa. Agradeço profundamente a todos aqueles que têm estado ao nosso lado ao longo desta caminhada de 14 edições”, acrescenta Paulo de Oliveira Botelho.
Leia também: Estas são as 10 notas de escudo mais valiosas que podem valer até 6.000€. Tem alguma em casa?