De 9 a 31 de outubro, o Mercado Municipal de Faro acolhe a exposição “Um estádio, uma cidade! 100 anos do Estádio de São Luís”, uma iniciativa que celebra o centenário do emblemático estádio do Sporting Clube Farense, palco de inúmeros momentos desportivos e culturais inesquecíveis.
A inauguração oficial terá lugar no próximo dia 9 de outubro, quarta-feira, pelas 18:00, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, membros do executivo, o presidente da Ambifaro, Henrique Gomes, o Conselho de Administração da Ambifaro, o presidente do Sporting Clube Farense, João Rodrigues, o curador da exposição, Jorge Carrega, e Pedro Gonçalves, autor da proposta que deu origem a esta iniciativa.
O estádio foi inaugurado graças à visão de Manuel Silvestre Mendonça dos Santos, um empresário farense que fez fortuna nos EUA, o então designado “Santo Stadium” foi o cenário de alguns dos maiores acontecimentos desportivos da cidade. Entre eles, a primeira subida de divisão do S.C. Farense, a gloriosa caminhada rumo à final da Taça de Portugal de 1989, e o Campeonato do Mundo de Juniores de 1991FIFA, que consagrou muitas jovens estrelas do futebol mundial.
O estádio também acolheu concertos de artistas de renome internacional, como Roxy Music, Dire Straits e Luciano Pavarotti, que constituíram momentos inesquecíveis para a cidade ainda hoje recordados.
Organizada pelo Museu Municipal de Faro, com o apoio do CIAC da Universidade do Algarve, e com curadoria do investigador Jorge Carrega, esta exposição é fruto de uma proposta vencedora, apresentada pelo sócio do S.C. Farense, Pedro Gonçalves, na terceira edição do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Faro e que garantiu um apoio municipal de 30 mil euros.
A Ambifaro orgulha-se de receber “uma exposição de tamanha relevância para a história e identidade da cidade. Convidamos toda a comunidade a juntar-se a nós na inauguração, e a todos os que ainda não tiveram a oportunidade de explorar este marco da nossa herança coletiva, a visitá-la no Piso -1 do Mercado Municipal de Faro até ao final de outubro”.
Leia também: Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€