A Sala de Exposições dos Olhos de Água recebe, a partir do próximo sábado, a exposição fotográfica “Não Quero Morrer Aqui”, de Carlos Filipe. A inauguração tem início às 15:00, com um programa que se prolonga até às 18:00, contando com vários momentos ao longo da tarde.
Esta exposição, patente ao público até ao dia 30 de abril, tem como objetivo principal “trazer a todos aquilo que muitos desconhecem, outros não querem ver com receio de sofrer”. O autor alerta que “não é uma viagem bonita. É uma viagem necessária”, prometendo um olhar cru e realista sobre o abandono animal e o sofrimento dos fiéis amigos de quatro patas às mãos do ser humano. Através das suas fotografias, Carlos Filipe expõe a dura realidade desta problemática, sem maquilhar as suas consequências.
Natural de Aljustrel, Carlos Filipe reside em Portimão desde o término da sua licenciatura em Português-Inglês. A paixão pela fotografia surgiu na sua vida após a realização de um curso de Fotografia Analógica, onde começou por registar eventos. Posteriormente, passou a explorar auto-retratos conceptuais e a desenvolver projetos fotográficos que expressam preocupações e sentimentos, tanto seus como dos que o rodeiam.
Após uma viagem de dois anos pelo mundo, Carlos Filipe iniciou um novo percurso na fotografia, dedicando-se à fotografia de animais de estimação, que se tornou a sua grande paixão. Atualmente, tem um estúdio próprio e colabora com várias associações de proteção animal no Algarve, utilizando o seu talento para impulsionar a adoção de animais abandonados. No seu portefólio, conta com dois livros fotográficos, “Amigos (im)Perfeitos” e “Não Quero Morrer Aqui”, e também com o seu trabalho literário, “Diários dos Que Ninguém Quer”, editado pela Chiado Books. Durante a inauguração, estará acompanhado pelo seu fiel amigo, Boris, que o segue para todo o lado.
O evento contará ainda com momentos musicais: entre as 15:00 e as 16:30, os visitantes poderão desfrutar da performance da violinista Isabel Carvalhães, e entre as 16:30 e as 18:00, da flautista Vilma Keuchegerian.
Marcarão também presença diversas associações de proteção animal do concelho, nomeadamente PRAVI, AGA, Pata Ativa, Tiny Shelter e Place for Strays, que terão oportunidade de divulgar o seu trabalho, angariar alimentos e bens essenciais e recrutar novos voluntários para apoiar nas tarefas diárias de assistência aos animais.
A exposição “Não Quero Morrer Aqui” é promovida pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e estará acessível gratuitamente a todos os visitantes.
Leia também: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia vai implementar uma nova forma de identificação
