A exposição dos projetos candidatos da 3.ª Edição do Prémio de Arquitetura do Algarve’23, vai ser inaugurada no próximo dia 1 de julho (segunda-feira), pelas 16:30, na Sala de Exposições do Edifício-Sede da CCDR Algarve.
“No sentido de divulgar a importância da Arquitetura da região e consequentemente reconhecendo o mérito dos seus membros, decorreu a terceira edição do Prémio de Arquitetura do Algarve (PAA), instituído pela Secção Regional (SR) do Algarve da Ordem dos Arquitectos, com o objetivo de promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana e a valorização e salvaguarda do património do Algarve”, refere a CCDR Algarve em comunicado.
Este galardão destinou-se a premiar os arquitetos autores de obra construída no Algarve, pública ou privada, que se evidenciasse pela sua qualidade arquitetónica e construtiva.
Foram apresentadas a concurso vinte obras, nas categorias de Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar (onze obras), Habitação Coletiva (duas), Equipamento, Serviços e Indústria (duas), Reabilitação e Património (duas) e Arquitetura e Paisagem (três).
Os jurados para esta segunda edição foram: arquiteto Vítor Múrias, representante da SR Algarve da OA; arquiteta paisagista Paula Gomes, representante da Associação Portuguesa dos Arquitectos paisagistas; arquiteta Raquel Boto, representante da CCDR Algarve – Direção Regional de Agricultura e Pescas; arquiteto Miguel Saraiva, vencedor da categoria Habitação Coletiva da 2.ª Edição do PAA; arquiteto Pedro Ressano Garcia, vencedor da categoria Equipamento, Serviços e Indústria da 2.ª Edição do PAA.
Vencedores da 3.ª edição do Prémio de Arquitetura do Algarve
As arquitetas Joana Pinto, Susana Rodrigues e Vânia Fernandes, do Atelier Par foram vencedoras do Prémio na Categoria Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa Don’ Ana, em Tavira.
Os arquitetos Bruno Rodrigues, Marlene dos Santos e Camilo Vaz, do atelier Estúdio ODS foram vencedores do Prémio na Categoria Equipamento, Serviços e Indústria, com o Centro de Artes e Ofícios, em Albufeira.
As arquitetas Joana Pinto, Susana Rodrigues e Vânia Fernandes, do Atelier Par foram vencedoras do Prémio na Categoria Património e Reabilitação, com a Casa 1923, em Faro.
Os arquitetos Paisagistas Gonçalo Mártires e José Simões de Brito, do Atelier Loff Landscape Office Lda foram vencedores do Prémio na Categoria Arquitetura e Paisagem, com a Requalificação da Mata do Liceu, em Faro.
O arquiteto Pedro Domingos, do Atelier Pedro Domingos Arquitectos conquistou uma Menção Honrosa na Categoria Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar, com a Casa Luum, em Faro.
A cerimónia de entrega dos prémios e primeira exposição dos projetos candidatos ocorreu no dia 24 de fevereiro no Edifício XXI, Paços do Concelho, Lagos.
Esta 3.ª Edição contou com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da Câmara Municipal de Tavira, da Guerreiros Seguros e da Teifil.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 28 de agosto, no horário de funcionamento dos serviços da CCDR Algarve.
Leia também: Há uma nova fraude em caixas automáticos. Saiba o que fazer para se proteger