O Município de São Brás de Alportel e o Exército Português renovaram esta terça-feira, 23 de junho, o protocolo de colaboração que garante ações de vigilância e prevenção de incêndios rurais na serra do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro.
A parceria, que soma 14 anos de colaboração contínua, é considerada pela autarquia um reforço da Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais, contribuindo para a proteção do território, das populações e do património natural.

Com cerca de dois terços da área do concelho inseridos em território serrano, São Brás de Alportel enfrenta desafios acrescidos na vigilância e prevenção de incêndios. As patrulhas do Exército vão assegurar presença regular em zonas remotas e de difícil acesso, permitindo a deteção precoce de situações de risco, a dissuasão de comportamentos negligentes e uma maior capacidade de monitorização do território.
Patrulhas reforçam vigilância na serra durante o verão
Para a presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, “a prevenção continua a ser a ferramenta mais eficaz no combate aos incêndios rurais. A renovação desta parceria com o Exército Português reforça a nossa capacidade de vigilância e proteção da serra, numa missão que exige o envolvimento e a colaboração de todos. Cuidar da floresta é proteger as pessoas, a natureza, os nossos recursos e o futuro do nosso concelho”.

Além deste apoio, o Município conta com três Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, reforçadas durante o período crítico de verão com uma equipa adicional integrada no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Em dias de risco muito elevado, esta equipa é destacada estrategicamente para a serra, com o objetivo de garantir uma resposta mais rápida e eficaz em caso de ocorrência.
Segundo o Município de São Brás de Alportel, a vigilância assegurada pelo Exército complementa o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários, pelas equipas da GNR, nomeadamente na Torre de Vigia da Menta, pelos Sapadores Florestais e pelos restantes agentes de proteção civil.

A autarquia sublinha que esta atuação integra “uma estratégia municipal assente na prevenção, na proximidade ao território e na cooperação entre entidades”.
Com esta renovação, o Município reafirma o seu compromisso com “a proteção das populações, a salvaguarda do património natural e a valorização da serra são-brasense”, promovendo uma cultura de prevenção que envolve toda a comunidade.
Leia também: Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação
















