Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Albuhera RAW juntou estudantes em maratona de ideias. Fotos DR
Algarve, Política

Estudantes passaram 24 horas a criar propostas para Albufeira

Jovens debateram habitação, mobilidade e sustentabilidade em Albufeira durante maratona dedicada ao futuro do concelho

18:50 26 Maio, 2026 18:30 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um grupo de estudantes do ensino secundário participou numa maratona de 24 horas em Albufeira com o objetivo de desenvolver propostas estratégicas para o futuro do concelho. A iniciativa, denominada Albuhera RAW, terminou no sábado e transformou a Sala de Reuniões dos Paços do Concelho num espaço de debate, cooperação e planeamento urbano.

O projeto resulta de uma parceria entre a JuvAlbuhera – Associação Juvenil, o Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, o ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e as associações de estudantes da ESA e da EBSA.

Durante toda a noite de sexta-feira para sábado, os participantes trabalharam em soluções para áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento local, recorrendo a metodologias de cocriação, design thinking e planeamento estratégico.

Segundo a organização, o objetivo passou por aproximar os jovens da participação cívica e da construção de propostas concretas para o território onde vivem e estudam.

Jovens debateram habitação, mobilidade e ambiente

Ao longo da madrugada, as equipas analisaram temas como habitação, cultura, mobilidade, tecnologia, ambiente, turismo, desporto e ação social.

O trabalho contou com o apoio científico e a mentoria de especialistas do ISMAT, liderados pelo professor doutor Américo Mateus, diretor do mestrado em Design para a Economia Circular.

Também integraram a equipa de acompanhamento a professora Susana Leonor, o professor Vítor Mascarenhas e o professor João Espírito Santo, ligados às áreas do design e tecnologias aplicadas.

“O grande desafio pedagógico e metodológico foi garantir que a energia destes jovens não se perdesse em debates abstratos. Através de ferramentas de Design Thinking, conseguimos dar-lhes uma estrutura de trabalho rigorosa que transformou ideias em propostas tangíveis e com viabilidade real”, afirmou o professor doutor Américo Mateus

“Este evento provou que, quando dotados das metodologias certas, os estudantes do secundário conseguem produzir pensamento estratégico maduro e aplicável à escala do concelho”, destacou o professor doutor Américo Mateus, acrescntou.

Projeto quer integrar visão dos jovens nas políticas locais

A maratona terminou com uma apresentação interna das conclusões produzidas pelas equipas participantes.

Para Gabriela Pacheco, coordenadora do projeto pela JuvAlbuhera, a iniciativa demonstrou a vontade das novas gerações em participar ativamente nas decisões locais.

“Ver estudantes abdicarem de uma sexta-feira à noite e de um sábado de lazer para pensar criticamente sobre o território onde vivem é a maior prova de que as novas gerações querem fazer parte das decisões sobre um amanhã que lhes pertence”, destacou.

“O Albuhera RAW demonstrou que a juventude tem uma voz estruturada e que as suas preocupações em áreas como a habitação, a sustentabilidade e a mobilidade têm de ter agenda. Este é apenas o primeiro passo de um contributo que queremos ver refletido no dia a dia do nosso município”, acrecentou.

Os trabalhos produzidos durante a iniciativa serão agora desenvolvidos numa nova fase de avaliação e auscultação comunitária, com o objetivo de serem transformados em propostas formais dirigidas às entidades competentes.

Segundo a organização, o documento final pretende funcionar como um contributo estratégico para o planeamento e tomada de decisão no município de Albufeira, assegurando que “o olhar das próximas gerações seja integrado nas políticas locais”.

Leia também: Bares e discotecas de Albufeira terão novos horários

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Algarve Cultura

Festival F regressa ao centro histórico de Faro com 67 concertos em sete palcos

07:00 30 Agosto, 2026 10:29 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante três dias, o Festival F reúne música, tertúlias, exposições, artesanato, gastronomia e atividades para crianças no centro de Faro

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Europa Saúde

Alerta europeu? Funcionários deste aeroporto morrem após serem picados por mosquito que terá chegado de avião

18:50 29 Agosto, 2026 18:35 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois funcionários morreram e a principal suspeita aponta para um mosquito infetado transportado por via aérea

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Algarve Cultura Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 16:08 28 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Algarve Política

Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD

22:34 29 Agosto, 2026 22:49 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Mariana Leitão afirma que a classe média perdeu peso eleitoral e apresenta propostas para baixar o IRS, reduzir a burocracia e reformar as pensões

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Algarve, Cultura

Festival F regressa ao centro histórico de Faro com 67 concertos em sete palcos

07:00 30 Agosto, 2026 10:29 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Durante três dias, o Festival F reúne música, tertúlias, exposições, artesanato, gastronomia e atividades para crianças no centro de Faro

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Europa, Saúde

Alerta europeu? Funcionários deste aeroporto morrem após serem picados por mosquito que terá chegado de avião

18:50 29 Agosto, 2026 18:35 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois funcionários morreram e a principal suspeita aponta para um mosquito infetado transportado por via aérea

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Algarve, Cultura, Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 16:08 28 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Mulher à porta de lavandaria. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Trabalho 5 ou 6 horas por semana”: enfermeira abriu novo negócio onde fatura mais de 30.000 euros por mês e abandonou hospital

19:20 28 Agosto, 2026 16:55 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Enfermeira norte-americana de 38 anos decidiu aventurar-se num novo negócio e agora fatura mais de 400.000€ por ano

Algarve, Política

Em Quarteira, IL diz que a classe média está “sob ataque” e acusa PS e PSD

22:34 29 Agosto, 2026 22:49 29 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Mariana Leitão afirma que a classe média perdeu peso eleitoral e apresenta propostas para baixar o IRS, reduzir a burocracia e reformar as pensões

Últimas Notícias

  • “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”
    “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”
  • Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes
    Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes
  • “Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas
    “Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas
  • Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada
    Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada
  • Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro
    Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

Opinião

  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
  • A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
    A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento