O Forum Algarve, em Faro, vai mudar de mãos num negócio avaliado em cerca de 130 milhões de euros. Segundo o jornal económico espanhol Expansión, a Alfana Investment Management chegou a acordo para adquirir o centro comercial à Commerz Real.
A assinatura da operação estava prevista para esta quarta-feira, 2 de setembro, em Lisboa. O negócio envolve um dos principais espaços comerciais da região, inaugurado em 2001 e com mais de 100 lojas, e representa a primeira aquisição da gestora espanhola fora de Espanha.
A aquisição deverá elevar para cerca de mil milhões de euros o valor dos ativos de retalho sob gestão da Alfana. O Forum Algarve será integrado na Rivoli Retail, uma das carteiras geridas pela empresa.
Segundo as informações divulgadas sobre a operação, o investimento envolve clientes de gestão de património do Banco Santander. A Garrigues prestou assessoria jurídica à parte compradora, enquanto a KPMG participou na assessoria financeira e a RPE, a CBRE e a GMD Consultoría acompanharam outras áreas do negócio.
Centro comercial recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes
O Forum Algarve tem uma área total de cerca de 27.400 metros quadrados, 115 espaços comerciais e mais de 2.200 lugares de estacionamento, segundo os dados associados à aquisição. O espaço conta com mais de 100 lojas, cinco salas de cinema e mais de 20 restaurantes. De acordo com o Expansión, as vendas dos lojistas instalados no Forum Algarve ultrapassaram 120 milhões de euros em 2025.
No mesmo ano, o centro comercial recebeu mais de 7,8 milhões de visitantes, um indicador que ajuda a enquadrar o interesse da operação para a nova gestora. A taxa de ocupação encontra-se próxima dos 100%. A dimensão do ativo, a procura turística e a localização à entrada de Faro colocam o Forum Algarve no centro da estratégia de expansão internacional da Alfana.
Centro comercial pertencia a gestora do grupo Commerzbank
Antes da operação, o Forum Algarve era detido pela Commerz Real Investment Gesellschaft, gestora de ativos pertencente ao Grupo Commerzbank. A Associação Portuguesa de Centros Comerciais identifica a CRI — Commerz Real como proprietária do espaço, enquanto a gestão operacional tem estado a cargo da Multi Portugal. A venda foi acompanhada pela Ambas Real Estate enquanto consultora da Commerz Real.
Alfana tinha quatro centros comerciais em Espanha
A aquisição aumenta a exposição da Alfana ao mercado de centros comerciais e marca a sua entrada em Portugal. Antes do negócio, a gestora tinha quatro centros comerciais em Espanha: Madrid Xanadú e Moraleja Green, na região de Madrid, Ballonti, em Portugalete, na área de Bilbao, e AireSur, em Castilleja de la Cuesta, próximo de Sevilha.
A empresa possui ainda um imóvel comercial no número 6 da Calle Alcalá, em Madrid. Assim, a carteira espanhola integrava cinco ativos de retalho, mas apenas quatro eram centros comerciais. Com o Forum Algarve, a Alfana alarga pela primeira vez a sua atividade para fora do mercado espanhol e reforça a presença no mercado ibérico de imobiliário comercial.
Retalho mantém peso no investimento imobiliário
A operação acontece num período de forte atividade no mercado de imobiliário comercial em Portugal. Segundo o WMarket Mid-year 2026, da WORX Real Estate Consultants, o investimento em imobiliário comercial ultrapassou 1.410 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 14% do que no período homólogo. O retalho e a hotelaria estiveram entre os segmentos em destaque, enquanto o mercado de escritórios apresentou uma evolução menos dinâmica.
Entre as operações de relevo do primeiro semestre esteve a aquisição do GaiaShopping e do ArrábidaShopping pela Sonae Sierra, por 180 milhões de euros. O relatório destacou igualmente a venda de 72% do hotel Corinthia Lisboa à Orion Capital Managers, por cerca de 150 milhões.
A aquisição do Forum Algarve, anunciada já no segundo semestre, marca a primeira operação internacional da Alfana Investment Management e acrescenta à sua carteira um dos centros comerciais de maior dimensão e afluência no sul de Portugal.
Leia também: É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho















