Aos poucos, o verão aproxima-se do fim e o outono traz o tempo mais frio. A praia deixa de ser um ponto de passagem obrigatória, mas tal não significa que tem de deixar de escolher o Algarve para passar o seu fim de semana ou dia de folga. É que há uma vila no sul do país apelidada de “jardim do Algarve” que o recebe, quer faça sol, ou chuva. Para além de poder passear no centro histórico desta vila, os seus miradouros e passadiços prometem aos visitantes um dia bem passado.
Monchique fica no interior do Algarve e o centro histórico da vila visita-se em menos de um dia. O colorido casario típico algarvio pauta a paisagem do centro da vila, onde também irá deparar-se com a Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora da Conceição, que se destaca pelo seu pórtico manuelino.
Ao passar pelo Largo dos Chorões, aproveite também para se sentar na mesa de uma das várias esplanadas à sua disposição, já que o largo é conhecido como a “sala de estar” de Monchique.
Se estiver com carro, uma visita ao Miradouro da Fóia leva-o a conhecer o ponto mais alto do Algarve. Situado a cerca de 900 metros de altitude, a partir do miradouro conseguirá ver o Cabo de São Vicente, em Sagres, assim como a cidade de Faro. Nos dias de boa visibilidade, pode conseguir inclusivamente apreciar ao longe a Serra da Arrábida, segundo avança o blog Vaga Mundos.
Já que foi até ao Miradouro da Fóia, antes de se despedir do “jardim do Algarve” pode sempre ir até Alferce para percorrer os passadiços do Barranco do Demo. Os passadiços têm um quilómetro de extensão e os mais aventureiros poderão atravessar a ponte suspensa que ali se encontra e que tem 50 metros de extensão.
Leia também: Algarve tem a rua mais cara para comprar casa em Portugal