A Costa Vicentina continua a guardar segredos bem escondidos. Apesar da afluência de turistas nos meses estivais, é ainda possível encontrar praias de rara beleza e pouco frequentadas nesta região do sul do país. Esta praia do Algarve, de que lhe vamos falar em seguida, é ainda segredo para os turistas, mas dada a sua beleza, é possível que deixe de o ser em breve, escreve a VERSA.
A Praia da Figueira, em Vila do Bispo, no Algarve, é um desses recantos que se mantém fiel à sua essência. Sem vigilância de nadadores-salvadores ou apoios de praia, a Praia da Figueira oferece uma experiência mais natural e autêntica. O estacionamento, improvisado para cerca de 40 automóveis, fica a aproximadamente um quilómetro do areal, e para lá chegar é necessário percorrer uma caminhada de dois quilómetros.
O acesso faz-se por um caminho de terra batida, rodeado por uma paisagem verdejante que inclui hortas e noras tradicionais, criando um cenário pitoresco. Ao chegar à praia, o visitante é brindado com um areal quase intocado, cuja difícil acessibilidade desincentiva os menos determinados. Apesar da pequena dimensão do areal (2 metros de comprimento por 50 metros de largura com maré-cheia), a sua beleza compensa o esforço.
Uma das características marcantes da Praia da Figueira é a presença das ruínas do Forte de Vera Cruz da Figueira a nascente. Este antigo forte, outrora uma estrutura defensiva, agora oferece um toque histórico e pitoresco à paisagem. A presença destas ruínas convida os visitantes a uma viagem no tempo, imaginando como seria a vida na região em séculos passados.
A poente é possível avistar a praia vizinha das Furnas. Recomenda-se cautela ao escolher o local para estender a toalha, evitando a proximidade das arribas devido ao risco de derrocada.
Leia também: Descubra a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam