Quando pensa em frutas saudáveis e com elevados benefícios à saúde, sem dúvida que esta deve estar no topo da sua lista e que deve privilegiar no seu dia-a-dia. Quem o confirma é um nutricionista, Bruno Rua. Certamente que está familiarizado com a expressão “Uma laranja por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.” E quem o disse, tem toda a razão. E a mais famosa é cultivada no Algarve.
Ao comparar os macronutrientes da laranja com os da banana e o mamão, por exemplo, é-nos indicado que: “100 gramas de banana prata têm 98 calorias; 100 gramas de mamão, 45 calorias; e 100 gramas de laranja, apenas 37 calorias”. Porém, com sinal de alerta que as pessoas devem ter atenção à quantidade de laranja consumida de modo a evitarem o excesso de carboidratos, escreve o Notícias ao Minuto.
Em Portugal, são colhidas 80 a 100 toneladas de laranjas por dia. É no sul do país, mais concretamente no Algarve, que se cultiva a esmagadora maioria deste fruto, que é o mais consumido do mundo. Todos os anos, turistas dos quatro cantos do mundo visitam a nossa região para poder saborear a famosa laranja do Algarve.
A laranja do Algarve é conhecida a nível mundial pelo seu sabor doce e suculento. Tem uma textura lisa e brilhante, com uma cor vibrante. Ninguém lhe fica indiferente, quer em terras lusitanas, quer pelo estrangeiro. A região do Algarve, como todos sabemos, tem um clima ameno, com um número significativo de horas de sol e chuvas moderadas que, aliando ao solo fértil, contribuem para a qualidade das laranjas produzidas nesta região, onde os agricultores utilizam técnicas de cultivo tradicionais para controlar as pragas e doenças.
Quanto aos benefícios do seu consumo, o nutricionista refere que a laranja melhora a imunidade e previne a anemia, uma vez que é rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro proveniente de outros alimentos. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário, responsável pela defesa do organismo contra vírus e bactérias.
Além disso, a ingestão de frutas cítricas como a laranja ajuda a manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajudando a prevenir o risco de AVC. Os antioxidantes presentes na laranja, como o folato (B9) ajudam a reduzir a formação de placas de gordura nas artérias, o que por sua vez ajuda a diminuir o risco de doenças coronárias.
As pessoas que sofrem de doenças respiratórias devido a alergias podem amenizar os sintomas provocados por estas ao ingerir laranja. A presença de ácido fólico na fruta ajuda a diminuir as crises alérgicas. O consumo de laranja ajuda ainda a controlar a diabetes e é uma aliada no processo de emagrecimento.
É atribuído à laranja um efeito excitante, que pode influenciar o sono. Talvez esta seja a justificação para a crença de que não deve comer laranjas à noite. Contudo, esse efeito depende da quantidade ingerida e varia de pessoa para pessoa. O ideal será seguir uma alimentação equilibrada e variada, sem exagerar na quantidade de cada alimento. Se tiver atenção a isto, sim, pode consumir laranja a qualquer hora do dia.
Leia também: Conheça a ilha portuguesa apelidada de ‘pequeno grande tesouro’