Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta é uma das vilas mais ventosas do Algarve mas tem uma praia onde o vento quase não sopra

O vento é uma constante na vila do Algarve que já foi considerada “o fim do mundo”, mas ali há uma praia onde este quase não sopra

11:40 18 Junho, 2025 11:05 18 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Se há uma constante que caracteriza as paisagens do extremo ocidental do Algarve é o vento. Na ponta do continente europeu, onde a terra acaba e o mar começa, o sopro atlântico molda não só a geografia como também a experiência de quem visita. Mas há exceções. E uma delas surge quase como ‘segredo’ bem guardado entre as arribas.

Na vila de Sagres, onde o mar revolto e o céu aberto se encontram, existe uma praia que se destaca pela sua localização singular. A Praia do Beliche, apesar da exposição a poentes ventosos, está protegida pelas falésias calcárias que a envolvem. De acordo com o Visit Algarve, esta enseada, escavada entre os cabos de Sagres e de São Vicente, beneficia de uma orientação sudoeste que a resguarda dos ventos dominantes, nomeadamente da nortada.

Abrigo natural entre rochas verticais

Com acesso a partir da Estrada Nacional 268, a caminho do Cabo de São Vicente, a Praia do Beliche exige uma pequena caminhada. Uma longa escadaria conduz ao areal, ladeada por arribas imponentes, onde é possível observar a estratificação calcária e sinais evidentes de antigos desmoronamentos.

Segundo a mesma fonte, estas formações geológicas abrigam grutas e servem de habitat a espécies vegetais endémicas, cuja presença justifica a classificação da área como Reserva Biogenética de Sagres.

Apesar da sua relativa reclusão, esta é uma praia procurada por surfistas e praticantes de bodyboard. A orientação da enseada permite a entrada de ondulação, enquanto a configuração do relevo garante águas menos ventosas. Explica o site Visit Algarve que, durante a época balnear, existem infraestruturas de apoio, incluindo escola de surf, restaurante e vigilância.

A proteção conferida pelas arribas contrasta com o restante território envolvente. Conforme a mesma fonte, o Cabo de São Vicente, situado a cerca de seis quilómetros, é conhecido por ventos fortes e arribas que ultrapassam os 70 metros. Por isso, o abrigo proporcionado pela praia do Beliche torna-se ainda mais evidente, funcionando como uma espécie de refúgio natural.

Explorar mais além da areia

A proximidade da Fortaleza de Sagres oferece um complemento histórico à visita balnear. Esta estrutura, erguida no século XV por ordem do Infante D. Henrique, oferece vistas amplas sobre o oceano e sobre o recorte costeiro. Escreve o portal Revigorate que, junto à entrada da fortaleza, encontra-se uma rosa dos ventos com 43 metros de diâmetro, cuja descoberta e escavação completa só teve lugar no século XX.

Rota para o extremo do continente

A poucos minutos de carro, encontra-se o Cabo de São Vicente. De acordo com a mesma publicação, este ponto geográfico foi considerado pelos romanos como o fim do mundo conhecido. O farol ali instalado desde 1846 continua operacional, sendo uma referência para a navegação. Embora não seja possível visitá-lo por dentro, o espaço conta com um museu, loja e café.

Recomendamos: Este é um dos primeiros parques aquáticos do Algarve e há novidades após 30 anos encerrado

Apesar do encanto natural, há riscos a considerar. Refere o Visit Algarve que a Praia do Beliche está classificada como de uso limitado, devido à ameaça constante de derrocadas. Recomenda-se, por isso, distância das arribas, tanto no areal como nos trilhos superiores. A visibilidade da erosão e os sinais de colapsos anteriores reforçam a necessidade de cautela.

Surf em mar aberto, mesmo com vento

Outras praias nas imediações também oferecem boas condições para a prática de desportos aquáticos. A Praia do Tonel, por exemplo, tem ondas mais agressivas e um areal que quase desaparece na maré alta. Conforme a mesma fonte, a força das correntes desaconselha o banho aos menos experientes, mas atrai surfistas de vários níveis.

Já a praia da Mareta, mais próxima do centro de Sagres, está protegida por uma formação rochosa que suaviza os ventos. Acrescenta a Revigorate que, além do areal extenso, esta praia beneficia de exposição solar ao longo de todo o dia, tornando-se apelativa para banhistas.

Rumo ao largo com fato de licra

Do lado oposto, a Praia do Martinhal oferece acesso a ilhéus calcários, acessíveis por barco. Estas formações escondem grutas e cavernas submersas, ideais para mergulho. Segundo a mesma fonte, a água mantém-se fria, mesmo no verão, sendo recomendável o uso de fato de licra.

A distância entre o vento e a sombra

A singularidade da Praia do Beliche reside na conjugação de fatores pouco comuns no Algarve ocidental: abrigo natural, boas ondas e acessibilidade. A sua localização, a meio caminho entre a vila e o cabo, faz da mesma um ponto de paragem natural, seja para os que procuram adrenalina nas ondas ou para quem apenas pretende escapar ao vento.

Leia também: São 6 km de areal: esta praia no Algarve já foi a “melhor do mundo” e destaca-se pelo contraste de cores da paisagem

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Algarve Política Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve Cultura

Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

12:45 12 Agosto, 2026 12:48 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Santa Luzia recebe três dias de música, dança e artes plásticas na 3.ª edição do Marés Criativas, que decorre de 28 a 30 de agosto

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve

Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens

09:20 12 Agosto, 2026 09:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a limitar as chamadas “substâncias químicas eternas” em embalagens destinadas ao contacto com alimentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Economia Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Algarve, Política, Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Vai ver o eclipse solar? Professor de Física explica o que deve fazer e revela alternativa aos óculos

18:30 11 Agosto, 2026 14:55 11 Agosto, 2026 | João Luís

O eclipse solar vai esconder mais de 90% do disco solar em praticamente todo o continente e deverá levar milhares de pessoas a observar

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve, Cultura

Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

12:45 12 Agosto, 2026 12:48 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Santa Luzia recebe três dias de música, dança e artes plásticas na 3.ª edição do Marés Criativas, que decorre de 28 a 30 de agosto

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Europe Direct Algarve

Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens

09:20 12 Agosto, 2026 09:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a limitar as chamadas “substâncias químicas eternas” em embalagens destinadas ao contacto com alimentos

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva em direção a Portugal neste dia e vai afetar esta região

19:30 11 Agosto, 2026 16:20 11 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Previsão aponta para chuva nos Açores e temperaturas elevadas no continente, com diferenças marcadas entre regiões

Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Últimas Notícias

  • Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
    Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
  • Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
    Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
  • Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto
    Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto
  • Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro
    Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro
  • Aviso de especialista: não compre uvas no supermercado se estiverem assim e estas são as razões
    Aviso de especialista: não compre uvas no supermercado se estiverem assim e estas são as razões

Opinião

  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
  • O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva
    O papel dos engenheiros na segurança e defesa do século XXI | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento