Este verão, a temperatura da água no Algarve tem estado acima da média, tornando-se num dos principais atrativos para quem escolhe as praias do sul para as suas férias de agosto. Com o calor a convidar a banhos prolongados, muitos dos que rumam ao Algarve têm encontrado temperaturas marítimas mais elevadas do que o habitual. Em seguida, falar-lhe-emos da praia que tem a água mais quente da região algarvia neste mês de agosto, recorrendo a dados fornecidos pela Marinha Portuguesa, citados pela Versa.
Ao contrário de anos anteriores, em que a água do mar nem sempre foi convidativa, este ano o cenário é bem diferente. Dados da Marinha Portuguesa confirmam que a temperatura da água está, em média, acima dos valores registados na última década. A 14 de agosto, por exemplo, a praia de Faro registou uma temperatura de 25,7 graus Celsius, um valor que se aproxima do recorde histórico de 26,5 graus Celsius, alcançado a 28 de julho de 2016, também em Faro.
Por outro lado, a Praia de Altura, ou Praia da Alagoa, situada no concelho de Castro Marim, continua a destacar-se como uma das praias com a água mais quente da região. Quem escolher esta praia para se refrescar durante o mês de agosto poderá contar com uma temperatura mínima da água de 21,2ºC e uma máxima de 24ºC.
Já em Albufeira, outro destino popular entre os veraneantes, a água também convida a banhos, podendo alcançar uma temperatura máxima de 21,1ºC.
Situada no concelho de Castro Marim, a Praia da Alagoa, ou Praia de Altura, é perfeita para famílias e prática de desportos, oferecendo várias comodidades como vigilância, WC, aluguer de chapéus e opções de restauração. O amplo estacionamento junto à praia facilita o acesso de carro. Próximas à Praia da Alagoa, as praias Verde e da Lota partilham a mesma extensão de areia, proporcionando aos visitantes a oportunidade de explorar um vasto areal que se estende desde a península de Cacela Velha até Vila Real de Santo António.
O acesso à Praia da Alagoa, a que tem a água mais quente do Algarve este mês, é feito através de um passadiço que, não só protege as dunas, como também garante a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida. A zona concessionada com equipamentos para aluguer situa-se no lado leste, enquanto a parte oeste é destinada àqueles que trazem o seu próprio chapéu ou apenas querem estender a toalha. A praia, galardoada com a Bandeira Azul, é conhecida pelas suas águas calmas, pouco profundas e mais quentes em comparação com as praias do centro e oeste do Algarve. Na época balnear, a segurança é reforçada pela presença de nadadores-salvadores.
Leia também: 39 mil condutores podiam ter revalidado carta sem exame prático mas agora vão ter de o fazer