Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Agricultura Biológica. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Especialistas reúnem-se no Algarve para jornadas de agricultura biológica

Loulé e Tavira acolhem jornadas técnicas de agricultura biológica com programa gratuito e especialistas nos dias 2 e 3 de maio

09:00 1 Maio, 2026 07:52 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Al-Bio – Associação Agroecológica do Algarve promove, nos dias 2 e 3 de maio, a terceira edição das Jornadas Técnicas de Agricultura Biológica do Algarve, reunindo produtores, técnicos e especialistas da área.

A iniciativa decorre em dois locais distintos: na Quinta do Freixo, em Loulé, e na Quinta das Sesmarias da Corte e Clube de Tavira, no concelho de Tavira.

A associação, sem fins lucrativos, é composta por agricultores e operadores certificados e dedica-se à promoção da agricultura biológica e agroecológica na região.

Segundo a organização, o objetivo passa por “fortalecer a rede de produção biológica do Algarve”, promovendo a partilha de conhecimento e boas práticas.

Programa inclui visitas de campo e sessões técnicas

O programa, de participação gratuita, inclui ações de informação técnica e visitas de campo a explorações agrícolas e unidades produtivas.

Na Quinta do Freixo, a visita incide sobre o maneio e pastoreio holístico de animais, bem como sobre as unidades transformadoras, incluindo a destilaria.

Já na Quinta das Sesmarias da Corte, o foco estará nos pomares de árvores subtropicais e de sequeiro, desenvolvidos em modo de produção biológico certificado.

As jornadas incluem ainda sessões técnicas sobre culturas como alfarrobeiras, medronheiros e figueiras, bem como apresentações sobre os desafios e oportunidades de uma eventual bio-região no Algarve.

Especialistas convidados partilham conhecimento

Para esta edição, a Al-Bio convidou um conjunto de especialistas de referência nas áreas da agricultura, ambiente e desenvolvimento regional.

Entre os oradores estão Miguel Freitas, antigo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, e Custódio Oliveira, presidente da IN.N.E.R. Portugal.

Participam também técnicos e investigadores como Ana Arsénio, Adriana Guerreiro e Conceição Silva, bem como Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo Geopark.

A organização sublinha que estes contributos visam “aprofundar o conhecimento técnico e estratégico do setor”.

Inscrições abertas e participação gratuita

Todas as atividades são gratuitas, à exceção dos almoços, que são opcionais e sujeitos a reserva prévia.

Os interessados podem efetuar a inscrição através deste um formulário disponibilizado pela organização.

A Al-Bio convida “agricultores, técnicos, curiosos e público em geral” a participar e a divulgar a iniciativa.

O evento conta com o apoio de várias entidades regionais e nacionais e enquadra-se no Plano de Ação para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.

Os interessados em mais esclarecimentos ou informações sobre os conteúdos programáticos da 3ª edição das Jornadas Técnicas de Agricultura Biológica do Algarve devem contactar: [email protected] ou al-bio.pt

Programa

02 de maio

Local: Quinta do Freixo, Loulé

09:30 – recepção e apresentação do evento pela Associação Al-Bio e pela Quinta do Freixo com o proprietário Luís Silva

09:45 – Apresentações em sala seguidas de participação do público e dinâmicas de grupo:

  • Itinerário técnico da figueira: Conceição Silva, Quinta do Freixo
  • itinerário técnico do medronheiro: Adriana Guerreiro, Universidade do Algarve 
  • Itinerário técnico da alfarrobeira:  Ana Arsénio, Município de Loulé 

13:00 – Almoço no restaurante da quinta*

15:00 – Início das visitas de campo:

  • Manejo e pastoreio holístico de animais
  • Unidade transformadora: Destilaria

18:00 – Término

03 de maio

Local parte da manhã: Quinta das Sesmarias da Corte 

09:30 – recepção e apresentação do evento pela Associação Al-Bio e pela Quinta das Sesmarias da Corte com o proprietário José Lapa

09:45 – Início das visitas de campo:

  • Pomares de árvores subtropicais
  • Pomares de árvores tradicionais de sequeiro

Local parte da tarde: Clube de Tavira

12:30 – Almoço e Showcooking biológico no Clube de Tavira*

15:00 – Apresentações em sala e dinâmica de grupo em mesas de trabalho:

  • One Health, One Planet: Armindo Jacinto, Presidente da Naturtejo Geopark
  • No trilho da Bio-região do Algarve: Miguel Freitas, Consultor nas Áreas das Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional, Ambiente, Agricultura e Florestas
  • O contributo das Bio-regiões no Mundo e em Portugal: Custódio Oliveira, Presidente da IN.N.E.R.  Portugal – Federação portuguesa das Bio-Regiões e Diretor da IN.N.E.R – International Network of Eco Regional.

18:00 – Término

* Os almoços são opcionais, não estão incluídos e são sujeitos a reserva.

Leia também: Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

Homem de 28 anos detido pela PSP em Portimão por posse de arma proibida

14:51 9 Junho, 2026 14:46 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ocorrência em zona de diversão noturna de Portimão terminou com a apreensão de um punhal e a detenção de um homem

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Restaurante pode cobrar mais a turistas do que a portugueses? A lei não deixa grande margem

18:20 9 Junho, 2026 18:43 9 Junho, 2026 | João Luís

Há cafés e restaurantes que aplicam preços diferentes a turistas e clientes portugueses: mas será que essa prática é legal?

Algarve Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

Homem de 28 anos detido pela PSP em Portimão por posse de arma proibida

14:51 9 Junho, 2026 14:46 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ocorrência em zona de diversão noturna de Portimão terminou com a apreensão de um punhal e a detenção de um homem

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Restaurante pode cobrar mais a turistas do que a portugueses? A lei não deixa grande margem

18:20 9 Junho, 2026 18:43 9 Junho, 2026 | João Luís

Há cafés e restaurantes que aplicam preços diferentes a turistas e clientes portugueses: mas será que essa prática é legal?

Algarve, Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal