Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vila de Ferragudo. Crédito: Freepik
Algarve

Espanhóis dizem que o “Algarve é um dos melhores destinos de praia do mundo” e destacam estes 5 lugares que mostram o lado “mais autêntico”

Um jornal espanhol percorreu o Algarve à procura dos lugares que ajudam a explicar o reconhecimento internacional da região

11:30 2 Setembro, 2026 18:59 2 Setembro, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve voltou a merecer destaque na imprensa espanhola. Desta vez, o jornal espanhol 20minutos escolheu cinco lugares que, na sua perspetiva, ajudam a confirmar que a região é “um dos melhores destinos de praia do mundo“.

A publicação espanhola destaca a diversidade existente ao longo da costa algarvia, onde as praias entre falésias convivem com ilhas-barreira, grutas, pequenas localidades piscatórias e paisagens do interior. A seleção surge depois de o Algarve ter conquistado, em 2025, o prémio de Melhor Destino de Praia do Mundo nos World Travel Awards. Foi a quarta vez que a região recebeu esta distinção mundial, depois das vitórias de 2020, 2021 e 2024. Nenhum outro destino acumula atualmente tantas vitórias nesta categoria dos World Travel Awards.

Albufeira de Odeleite mostra um Algarve longe do mar

A primeira escolha do jornal espanhol pode surpreender quem associa imediatamente o Algarve ao Atlântico. A Albufeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim, é apresentada como uma forma de descobrir uma face diferente da região. Em vez de falésias e oceano, aqui encontram-se uma zona balnear interior, paisagem serrana, vegetação ribeirinha e um ambiente mais afastado das áreas turísticas costeiras.

O local ganhou ainda maior destaque em 2026 ao juntar-se aos espaços algarvios distinguidos com Bandeira Azul. Segundo o 20minutos, o Algarve reúne este ano 96 distinções associadas à Bandeira Azul, incluindo 85 praias costeiras, uma zona balnear interior, seis marinas, duas embarcações e dois Centros Azuis. A presença de Odeleite na seleção mostra, assim, que para o jornal espanhol não é necessário estar junto ao mar para encontrar um dos lugares que ajudam a explicar a atração turística da região.

Benagil e Praia da Marinha representam as falésias de “postal”

O segundo destaque leva o leitor para uma das imagens mais reconhecíveis do Algarve: as falésias douradas recortadas pelo Atlântico. O jornal espanhol aponta para o troço costeiro entre Lagos e Albufeira, marcado por arcos naturais, enseadas, pequenas praias e grutas marítimas. Dentro desta paisagem, há dois nomes que ganham particular destaque: Benagil e Praia da Marinha.

A gruta de Benagil tornou-se numa das imagens mais divulgadas internacionalmente do Algarve, sobretudo pela abertura existente no topo da cavidade, através da qual entra luz natural sobre o areal. Já a Praia da Marinha é destacada pelas águas transparentes e pelas formações rochosas que caracterizam esta zona do concelho de Lagoa. Para o 20minutos, é precisamente esta paisagem que ajuda a explicar porque continua a costa algarvia a acumular prémios e a despertar interesse entre viajantes estrangeiros.

Ferragudo mostra o Algarve “mais autêntico”

Da costa de Lagoa, a seleção passa para uma localidade situada mesmo em frente a Portimão. O Ferragudo é apresentado pelo jornal espanhol como uma alternativa mais tranquila a alguns dos pontos turísticos mais movimentados da região e como um lugar onde ainda é possível encontrar o ambiente associado a uma antiga aldeia piscatória.

As casas caiadas que descem em direção ao rio Arade, as ruas estreitas, pequenas praças e esplanadas são alguns dos elementos destacados na reportagem. O percurso sugerido passa pela zona do porto e pela Igreja de São João do Arade, de onde existem vistas para o estuário.

Nas proximidades encontram-se ainda o Castelo de São João do Arade e a Praia Grande, permitindo juntar numa mesma visita património, paisagem e praia. É neste contexto que o 20minutos apresenta Ferragudo como representante de um Algarve que considera mais autêntico e tranquilo.

Ilha Deserta é apresentada como o “Caribe português”

A quarta escolha muda novamente de cenário e leva o leitor até à Ria Formosa. A Ilha Deserta, também conhecida como Ilha da Barreta, é destacada pelas extensas zonas de areia, dunas e ausência de automóveis e grandes construções. A viagem começa em Faro e é feita de barco através dos canais da Ria Formosa até chegar a uma ilha cuja extensa praia se encontra diretamente virada para o Atlântico.

O jornal espanhol chega a utilizar a expressão “Caribe português” para apresentar este ponto da região. Mais do que a aparência das águas e do areal, o 20minutos destaca, porém, a sensação de isolamento proporcionada pela Ilha Deserta. O silêncio e a ausência de grandes empreendimentos são apresentados como atrativos para quem procura conhecer um Algarve mais natural e menos movimentado.

O quinto lugar nem sequer fica limitado às praias

A última escolha é também aquela que mais se afasta da ideia tradicional de umas férias de praia. O Geoparque Algarvensis reúne territórios dos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira e foi reconhecido em 2026 como Geoparque Mundial da UNESCO. A UNESCO destaca uma história geológica que se estende por cerca de 330 milhões de anos, com diferentes formações rochosas e vestígios dos processos que transformaram o território ao longo do tempo. Entre os pontos singulares encontram-se os depósitos associados ao tsunami provocado pelo terramoto de 1755 na Lagoa dos Salgados e a Mina de Sal-Gema de Loulé.

Para o jornal espanhol, este território demonstra que há muito mais para descobrir no Algarve para além da linha costeira. Serras, percursos pedestres, património, localidades do interior e formações geológicas permitem complementar as praias e ajudam a explicar a inclusão do geoparque entre as cinco escolhas.

Algarve venceu quatro vezes o prémio mundial de melhor destino de praia

A seleção espanhola surge acompanhada de um argumento objetivo para sustentar os elogios feitos à região. Em 2025, o Algarve venceu o World Travel Award de Melhor Destino de Praia do Mundo, superando destinos concorrentes como Cancún, Jamaica, Maurícias, Miami Beach, Seychelles, Tailândia, Zanzibar e várias ilhas das Caraíbas. A região já tinha conquistado o mesmo galardão em 2020, 2021 e 2024, perfazendo quatro vitórias mundiais.

Leia também: “Quando o sol se põe, o encanto só aumenta”: australianos rendem-se a esta cidade do Algarve pelas suas praias, gastronomia e vida noturna

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Europe Direct Algarve Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Brisa vai oferecer a carta de condução a cinco jovens: saiba quem pode concorrer e como participar

18:00 16 Outubro, 2026 14:15 15 Outubro, 2026

A Brisa lançou um passatempo que vai oferecer a cinco jovens a formação necessária para obter a carta de condução de categoria B

Algarve

Telmo Pinto pede poderes excecionais para responder à crise da habitação no Algarve

17:21 16 Outubro, 2026 17:22 16 Outubro, 2026

Presidente da Câmara de Loulé alerta para uma emergência na habitação e reclama mais autonomia municipal, financiamento e revisão urgente do PROT

Algarve

Fogo em habitação deixa cinco feridos e mobiliza socorro em Olhão

07:20 16 Outubro, 2026 07:23 16 Outubro, 2026

Cinco pessoas sofreram queimaduras num incêndio numa habitação em Olhão e foram transportadas ao hospital durante a noite desta quinta-feira

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Europa

Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

18:40 16 Outubro, 2026 16:58 16 Outubro, 2026

O jovem eletricista espanhol considera que a falta de profissionais não se resolve apenas com a contratação de novos trabalhadores

Opinião, Saúde

Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

18:30 16 Outubro, 2026 18:26 16 Outubro, 2026

"A verdadeira inovação em nutrição associada à doença começa na capacitação dos doentes, na reinvenção das técnicas culinárias e na estreita relação com a equipa clínica"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Últimas Notícias

  • Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
    Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal