As escolas de São Brás de Alportel destacaram-se no Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA – ARH Algarve), em parceria com a AMAL e a Águas do Algarve. Com quatro prémios em três categorias, as escolas arrecadaram um total de 40 mil euros, destinados à implementação de medidas inovadoras de eficiência hídrica.
Este concurso, integrado no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), visa sensibilizar a comunidade escolar para a conservação dos recursos hídricos, uma prioridade numa região afetada pela escassez de água, agravada pelas alterações climáticas.
Prémios atribuídos às escolas de São Brás de Alportel:
- Categoria Desempenho: Escola Secundária José Belchior Viegas – 1.º lugar (15 mil euros).
- Categoria Monitorização: Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos – 2.º lugar (10 mil euros).
- Categoria Ação: Jardim de Infância Corotelo – 2.º lugar (10 mil euros) e Jardim de Infância Mealhas – 3.º lugar (5 mil euros).
Os projetos vencedores foram desenvolvidos em parceria entre as escolas e o Município de São Brás de Alportel, focando-se na implementação de soluções práticas para um uso mais eficiente da água nos edifícios e espaços exteriores das escolas.
Estes resultados refletem “o trabalho conjunto desenvolvido pelo município e as escolas, no âmbito da estratégia municipal de educação ambiental, no seio da qual tem sido promovida a monitorização do consumo de água, a modernização de infraestruturas, a implementação de boas práticas e a criação de espaços verdes sustentáveis com plantas autóctones”.
“Estes prémios demonstram que a educação ambiental nas nossas escolas gera impactos concretos na preservação dos recursos hídricos. Continuaremos a apoiar iniciativas que formem cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro.
Os prémios recebidos serão investidos em ações de sensibilização ambiental e melhorias infraestruturais, fortalecendo o compromisso das escolas e do município com um futuro sustentável para a região.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem