A equipa de Pool Português do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses”, de Faro, alcançou na última semana mais um marco histórico ao sagrar-se tricampeã distrital (distritos de Faro e Beja), assegurando o apuramento para as fases finais da Taça de Portugal, que se realizam de 19 a 22 de junho, em Anadia. Estas provas são organizadas pela Federação Portuguesa de Bilhar.
Com este resultado, a equipa garantiu presença nas duas principais competições nacionais – Campeonato e Taça de Portugal – mantendo vivo o objetivo de defender o título da Taça de Portugal conquistado na época anterior. De destacar que o clube venceu dois dos três últimos troféus nacionais disputados: a Taça de Portugal e a Supertaça Nacional, tendo terminado em 4.º lugar no Campeonato Nacional.

Ricardo Vargues, vice-presidente do clube e responsável pela modalidade há três épocas consecutivas, considera que “é um feito notável aquilo que esta equipa, constituída por seis fantásticos atletas, voltou a alcançar”. Salienta que “é fruto da enorme união e do muito tempo que os atletas dedicam à modalidade, com os objetivos de honrarem a camisola do clube e estarem totalmente preparados competitivamente para defrontarem qualquer equipa”. Acrescenta ainda que “é um orgulho voltarmos a representar o Algarve e Beja nas fases finais. Esta é uma responsabilidade que encaramos com uma enorme honra”.
Ricardo Vargues realça ainda “a excelente prestação da equipa, até ao momento, nas provas da Associação Desportiva de Bilhar do Algarve e Alentejo (ADBAA), apesar das mesmas ainda não terem terminado”.

O dirigente aguarda também as datas das fases finais: Campeões Liga 4×4 (zona sotavento); a equipa irá disputar a final da Taça do Algarve 4×4; assim como a final da final da Taça do Algarve 3×3.
Está ainda a decorrer a Liga 3X3, na qual a equipa está na primeira posição da Série A, com mais duas vitórias que o segundo classificado, quando faltam quatro jornadas para o final. Por outro lado, iniciou há duas jornadas a Liga World Wide Design, que terá um total de seis jornadas.

Nas competições da ADBAA, contrariamente ao que acontece nas provas da Federação Portuguesa de Bilhar, a equipa conta com mais um elemento: Jorge Tinoco.
Apesar dos bons resultados desportivos, Ricardo Vargues expressa descontentamento com o apoio da Câmara Municipal de Faro, considerando “nula” a importância atribuída à modalidade. Salienta os elevados custos logísticos associados à atividade, que ultrapassam os 15.000€, e o facto de a maioria das provas nacionais decorrem no Oeste ou a norte de Coimbra.

Na sua perspetiva, “a equipa de Pool Português do clube tem dado uma grande visibilidade e notoriedade à nossa freguesia e à cidade de Faro”, mas lamenta que o município, apesar de conhecer o projeto, não acompanhe o seu desenvolvimento nem preste o devido reconhecimento aos atletas. Sublinha as diferenças de apoio ao associativismo entre Faro e outros concelhos do Algarve.
Recorda que “em setembro de 2024, os clubes de Faro foram informados […] de que estaria prevista uma Gala do Desporto até ao final do ano”, mas passados oito meses, ainda não houve qualquer comunicação oficial. Destaca o contraste com a atitude da União das Freguesias de Faro, que “condecorou a equipa e colocou, inclusivamente, um outdoor numa das principais entradas da cidade” após a conquista da Taça de Portugal.

Apesar da ausência de reconhecimento da autarquia, Vargues faz questão de “enaltecer a União das Freguesias de Faro, pelo apoio logístico e pela proximidade constante demonstrada”. Sublinha que o apoio dos patrocinadores e o empenho da direção têm sido essenciais para dar continuidade à modalidade.
Com o 90.º aniversário do clube à porta, “Os Bonjoanenses” contam atualmente com quatro modalidades (basquetebol, futsal, ténis de mesa e pool), perto de 200 atletas, e vários projetos em curso, nomeadamente a construção do Pavilhão do Bom João, promessa antiga da autarquia para apoiar o desenvolvimento desportivo local.
Leia também: Milhares de portugueses ’em risco’: se o código do seu cartão Multibanco for um destes, mude-o já


















