O Mundial de Clubes de Ultimate Frisbee arrancou esta segunda-feira em Portimão com a participação de quatro equipas portuguesas. A equipa da casa, os Ultimate Frisbee Algarve, disputou e venceu o jogo de abertura do torneio.
“A disputar o jogo inaugural frente aos AKS, da Polónia, no campo principal do areal da Praia da Rocha, os algarvios venceram por 12-8 e mostraram que são reais as expetativas de que podem chegar longe na prova”, afirma em comunicado a Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco (APUDD).
O dia começou com a cerimónia de abertura deste mundial e com a presença de cerca de 2.500 atletas vindos de todo o mundo. Em Portimão, todos os caminhos iam dar à Praia da Rocha, com as equipas a quererem marcar presença no primeiro momento da competição.
No centro do terreno de jogo, Patrick van der Valk e Sofia Pereira, responsáveis pela organização, apresentaram todos os países em prova, desde a Nova Zelândia e Austrália, passando pelo Canadá até à estreante Finlândia, perante as bancadas repletas.
Ainda com muito público presente, seguiu-se o jogo de abertura. Como vice-campeões europeus, os UFA, que competem na divisão mista, têm ambições de terminar o mundial no top-8 e não podiam ter entrado melhor: vitória por 12-8 sobre os polacos do AKS. No final da partida, Afonso Coelho mostrou-se satisfeito com o resultado alcançado.
“Fizemos aquilo que queríamos fazer, sentimo-nos bem. Como este era o jogo de abertura, o nosso capitáo Pedro Vargas queria que toda a gente jogasse. Mais do que querer ganhar, queria tornar isto um bom jogo, com bom espírito, no fundo introduzir a equipa nesta semana de jogos. Dentro da nossa pool, esta equipa não é a mais fraca e acho que é um resultado justo para a qualidade das equipas”, revelou o jogador dos UFA.
O dia de estreia contou ainda com os Disc’Over, no masculino, a conseguirem vencer um dos dois jogos disputados. Depois de entrarem a perder por 12-9 frente aos UFO, dos Países Baixos, venceram os italianos AUT BeeFree por 10-7.
Menos sorte para as restantes duas equipas portuguesas em prova, com as Marias, da divisão feminina, a perderem por 11-4 o único jogo disputado esta segunda-feira, frente às líderes do ranking, as norte-americanas Lamp. Também os Gambozinos, na divisão masculina, perderam os dois jogos do dia, ambos frente a equipas melhor posicionadas no ranking.
A competição decorre na Praia da Rocha até ao próximo sábado, dia 19 de outubro.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€