Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Algarve, Vida & Lazer

Entre rio e mar, esta praia faz fronteira entre o Algarve e o Alentejo e é uma das 7 Maravilhas de Portugal

Fica entre o Algarve e o Alentejo, tem praia fluvial e marítima, e já foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal. Descubra onde fica este ‘paraíso’ escondido

21:18 26 Junho, 2025 20:52 26 Junho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre a serra alentejana e a costa do Algarve, há um recanto que combina o melhor dos dois mundos, uma praia onde se pode nadar tanto em água doce como salgada, rodeada por arribas, aves e silêncio, e já foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.

De acordo com o blog Portugal de Norte a Sul, esta praia marca a transição entre duas regiões do país e oferece uma paisagem rara e envolvente, onde a natureza impõe o seu ritmo e desenho.

Um encontro raro entre rio e mar

A principal singularidade da Praia de Odeceixe é a Ribeira de Seixe, que desagua no Atlântico depois de percorrer três quilómetros até ao mar.

Esta presença fluvial cria uma zona de água doce junto ao areal, transformando Odeceixe num destino que é, ao mesmo tempo, praia marítima e fluvial.

Segundo a mesma fonte, a configuração da praia é profundamente influenciada pela energia das cheias e pela quantidade de sedimentos transportados pela ribeira, especialmente durante o inverno.

Uma paisagem esculpida em xisto

O cenário natural é dominado por arribas de xisto e grauvaques, características da região. Estas formações rochosas conferem ao local um aspeto dramático e, ao mesmo tempo, proporcionam proteção contra os ventos fortes.

Nas zonas mais elevadas, como o miradouro local, é possível observar a chamada “Ponta Branca”, escarpa que delimita a enseada a sul, oferecendo uma panorâmica ampla da linha costeira.

Vida selvagem e tranquilidade natural

O enquadramento da praia insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Conforme a mesma fonte, este é o único lugar da Europa onde se podem observar cegonhas a nidificar nos rochedos à beira-mar, fenómeno invulgar que atrai ornitólogos e curiosos.

Além da cegonha-branca, a zona abriga outras espécies como o falcão-peregrino e a gralha-de-bico-vermelho.

A biodiversidade é rica e o ambiente pouco intervencionado reforça o apelo da praia junto dos que procuram tranquilidade e contacto com a natureza.

Recomendamos: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Uma praia com distinções nacionais e europeias

A Praia de Odeceixe não é apenas uma beleza natural local. Conforme refere o blog Portugal de Norte a Sul, integra a lista das “7 Maravilhas – Praias de Portugal” e também foi destacada pela plataforma European Best Destinations como um dos segredos bem guardados da Europa.

Estas distinções sublinham o valor paisagístico e ambiental de um lugar onde ainda é possível encontrar espaço e silêncio mesmo nos meses de verão.

Um lugar onde o tempo corre devagar

Com as suas águas calmas, extenso areal e poucos edifícios à vista, Odeceixe oferece uma experiência diferente da agitação típica de muitas praias algarvias.

O acesso é feito por uma estrada serpenteante que desce entre colinas verdes, terminando junto a um areal onde o rio se encontra com o mar.

Segundo Ana Fernandes, do jornal Fugas, esta praia é descrita como uma fusão de ambientes: “Entre mar e piscina, espaço e luz, Alentejo e Algarve”. Um lugar que, dependendo da maré, pode revelar-se como duas praias distintas ou até três.

Uma paisagem conjunta de água doce e salgada

Mais a meio da exploração, destaca-se que a praia adquire uma configuração em ferradura, com águas calmas junto à ribeira, ideais para famílias, e ondas vigorosas no lado atlântico, frequentado por surfistas. Este formato natural cria lagoas de maré baixa, proporcionando momentos de lazer seguro às crianças.

Geograficamente, Odeceixe situa-se no extremo norte do concelho de Aljezur, já no Algarve, mas culturalmente mantém um pé no Alentejo, e esta dualidade marca o caráter da aldeia e da praia, visível nas tradições, na gastronomia e na própria paisagem.

Leia também: “A experiência foi horrível”: britânica ‘frustrada’ com preços e má educação dos locais nesta ilha paradisíaca perto de Portugal

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’

18:40 15 Maio, 2026 12:47 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Radar instalado numa das estradas mais movimentadas da Grande Lisboa registou milhares de infrações num ano

Algarve

Detido professor suspeito de abusar de aluna de 15 anos em Loulé

15:17 15 Maio, 2026 15:17 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Professor, de 56 anos, foi detido por suspeitas de abuso sexual e importunação de uma menor no concelho de Loulé

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘temporal’: chuva e vento forte em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 15 Maio, 2026 14:57 15 Maio, 2026 | João Luís

Chuva fraca e vento forte em Portugal, com rajadas até 70 km/h. Saiba quais serão as regiões mais afetadas, segundo o IPMA

Condutor a fazer o teste do balão depois de um acidente. Foto AI
Economia, Europa

Despedido após destruir carrinha da empresa alcoolizado pede indemnização de 62 mil euros: tribunal não ‘deu hipóteses’

07:30 15 Maio, 2026 19:32 14 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Trabalhador em Espanha pediu mais de 62 mil euros de indemnização depois de ser despedido por danificar gravemente uma carrinha da empresa

Algarve

GNR apreende mais de 800 litros de aguardente de medronho ilegal em Loulé

09:41 15 Maio, 2026 09:52 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR em Loulé apreendeu 821 litros de aguardente de medronho e milhares de euros em numerário

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 10:15 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Algarve

GNR apreende quatro toneladas de haxixe e três embarcações na ria Formosa

09:16 15 Maio, 2026 09:20 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tráfico de droga foi travado pela GNR ao largo da ilha Deserta com apreensão de quatro toneladas de haxixe e identificação de três homens

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Há novidades para quem recebe esta prestação da Segurança Social: veja se está na lista

14:40 15 Maio, 2026 14:26 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários desta prestação da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve

São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social

18:20 15 Maio, 2026 18:04 15 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A medida “Vale + Natalidade” valeu ao Município de São Brás de Alportel reconhecimento nacional na área do apoio às famílias

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Nem dinheiro nem droga: Guardia Civil descobre mais de 500 quilos desta carga durante fiscalização a veículo

17:00 14 Maio, 2026 13:50 14 Maio, 2026 | Daniel Fallows

O que parecia ser uma fiscalização de rotina da Guardia Civil acabou por revelar uma carga com 520 kg espalhada pelo interior de um veículo

Algarve, Cultura

Festival MED volta a transformar Loulé num palco do mundo

10:30 14 Maio, 2026 10:27 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Música de mais de 30 países regressa a Loulé para mais uma edição multicultural do Festival MED em junho.

Últimas Notícias

  • Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
    Estes dois países prometem “amizade eterna” e já não há volta a dar: um deles fica a 5 h de avião desde Portugal
  • Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
    Atenção a este radar: num ano multou 7.526 condutores e o limite de velocidade é ‘rígido’
  • São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
    São Brás de Alportel distinguido pelo segundo ano consecutivo com Bandeira de Mérito Social
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
    Viu um capacete no chão na berma da estrada? Muitos desconhecem o seu significado mas é isto que deve fazer
  • Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€
    Venha, que o chef Fred faz-lhe a vontade: neste restaurante algarvio dos anos 90 os mexilhões estão a 10€ e o espadarte a 19€

Opinião

  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
  • Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
    Sinistralidade rodoviária | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
  • Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
    Vai viajar para Espanha? ‘Nuestros hermanos’ seguem regras da UE e vai começar a ‘pagar mais’ por estas bebidas
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal