O cantor e compositor Edmundo Falé, de 79 anos, que participou nos Festivais RTP da Canção em 1979 e 1980, morreu esta terça-feira no Hospital de Faro, segundo revelou o investigador musical João Carlos Calixto numa publicação numa rede social.
Em 1979, Edmundo Falé participou em duas semifinais do Festival RTP da Canção, com os temas “Canção em Flor” (Artur Lucena/Carlos F. Santos) e “País das Maravilhas” (Fernando Guerra), não tendo conseguido apurar-se para a final, que foi vencida por Manuela Bravo com “Sobe, Sobe Balão Sobe” (Carlos Nóbrega e Sousa).
Regressou ao concurso em 1980 com “Nossa Cantiga de Amor” (Edmundo Falé/Jorge Pinto), mas voltou a não alcançar a final, que nesse ano foi ganha por José Cid com “Um Grande, Grande Amor” (J. Cid).
Percurso musical e discografia
A carreira musical de Edmundo Falé teve início no grupo Baby Twisters, na transição para a década de 1960, tendo posteriormente integrado os grupos de rock Ekos, onde foi vocalista, e o Conjunto Mistério.
O grupo Ekos atuava com regularidade no Algarve, tendo editado o seu primeiro disco em 1965, que incluiu o tema “Diz que me amas” uma versão em português de “Hold Me”, do norte-americano P. J. Proby.
Discograficamente, Falé estreou-se em 1966 com o EP “Ei… Eu Chamei”, pela chancela Tecla, dirigida pelo maestro Jorge Costa Pinto.
Este disco incluiu uma versão em português da canção “Yesterday” dos The Beatles.
Carreira internacional e atuações em Portugal
Na década seguinte, mudou-se para a discográfica Valentim de Carvalho, na qual gravou, em 1973, dois ‘singles’ em inglês, “Big Brother Joe” e “Born on the Riverside”, numa colaboração com José Cid e o Quarteto 1111, revelando as suas referências musicais, do folk à soul e ao hard rock.
Em 1978, ultrapassou fronteiras com uma versão disco de “Let’s Spend the Night Together”, dos Rolling Stones, que foi editada na Alemanha e em Itália, e realizou uma digressão no Brasil com o espetáculo “Canções do Século XX”.
Em Portugal, Falé fez o percurso de apresentações em casinos e hotéis, nomeadamente no Hotel Algarve, na Praia da Rocha, em Portimão.
Deste período destaca-se o seu álbum “Live at Aravesque” (1973).
Em 1980, editou um novo disco com “Um Ano ou Um Dia”, versão em português da canção “What’s another year”, do irlandês Johnny Logan, que venceu o Festival da Eurovisão desse ano.
Leia também: Estacionamento gratuito regressa a Portimão e Praia da Rocha
















