O documentário “A Fortaleza dos Pescadores” vai ser apresentado no dia 19 de outubro, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, pelas 16:00, com a presença da realizadora Ana Medeira.
A sinopse do documentário refere que “a obra aborda sobretudo a relação dos pescadores com a Fortaleza e as várias fases pelas quais esta relação tem passado. Se, antes de 1997, a Fortaleza tinha as portas abertas 24 horas por dia, permitindo a pesca à cana a qualquer hora, uma mudança de rumo no destino e gestão do monumento veio mudar a realidade e criar momentos de tensão com a comunidade local, sobretudo com os pescadores”.
“Ao longo de cerca de uma hora, através de imagens e testemunhos, o documentário conta essa e outras histórias. Fala também da sensação de pertença, do prazer de olhar o mar do alto do promontório, e da força da natureza que o Homem ousa em enfrentar. Aborda ainda a essência de um monumento que só existe por inteiro ao acolher os pescadores que dão às suas rochas nomes de pesqueiros”, acrescenta.
Pretende-se divulgar a história desta relação, entre os pescadores e este promontório fortificado, através do documentário agora legendado em língua inglesa, a toda a comunidade e a uma audiência mais ampla pelo que será uma oportunidade para quem ainda não o visualizou.
“A Fortaleza dos Pescadores” é um projeto da ATGDM – Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, realizado e filmado por Ana Medeira, com o guião de Fúlvia Almeida, a música original de Diogo Russo e as imagens aéreas de Carlos Neto. Teve a sua estreia no auditório da Fortaleza de Sagres, como evento de encerramento do programa cultural DiVaM em dezembro de 2023.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Fortaleza de Sagres, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo e da Docapesca de Sagres.
Leia também: Algarvio vai a Espanha e “vinga-se” dos espanhóis falando só em português [vídeo]